Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

TESES E DISSERTAÇÕES

Confira as teses e dissertações produzidas no Laboratório de de Imunomodulação e Protozoologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz):

2014

Dissertações Mestrado

Daiana de Jesús Hardoim 2014. Mestrado acadêmico. Estudo da resposta imunológica e do mecanismo imunopatológico na infecção oral pelo Trypanossoma cruzi no modelo murino. Orientador(es): Katia da Silva Calabrese.

Iara dos Santos Silva de Oliveira 2014. Mestrado acadêmico. Avaliação da capacidade cicatrizante cutânea de espécies vegetais do cerrado da Amazônia Brasileira. Orientador(es): Celeste da Silva Freitas de Souza.

Kalidia Felipe de Lima Costa 2014. Mestrado acadêmico. Percepção e epidemiologia da leishmaniose visceral em áreas de risco de inundação na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte. Orientador(es): Celeste da Silva Freitas de Souza.

Luanna Fernandes Silva 2014. Mestrado acadêmico. Doença de Chagas canina: análise de fatores de risco e educação em saúde.. Orientador(es): Celeste da Silva Freitas de Souza.

Teses de Doutorado

Aracélio Viana Colares 2014. Doutorado. Avaliação da capacidade leishmanicida de extratos vegetais obtidos de plantas medicinais do Cerrado. Orientador(es): Katia da Silva Calabrese.

Raul Ramos Furtado Dias 2014. Doutorado. TOXOPLASMOSE EXPERIMENTAL NO MODELO MURINO COM FENÓTIPO EXTREMO PARA TOLERÂNCIA ORAL: CARACTERIZAÇÃO CELULAR E HUMORAL . Orientador(es): Katia da Silva Calabrese.

2013

Dissertações de Mestrado

Carolina Salles Domingues 2013. Mestrado acadêmico. Estudos imunopatológicos da doença de chagas oral no modelo murino. Orientador(es): Katia da Silva Calabrese.

2012

Tese de Doutorado

Infecção por Leishmania (Leishmania) amazonensis em camundongos suscetíveis e resistentes: Alterações na matriz extracelular, perfil de citocinas e caracterização do infiltrado inflamatório
Autora: Flávia de Oliveira Cardoso. Orientadora: Katia da Silva Calabrese

2011

Dissertações de Mestrado

Resposta imunológica e quantificação de carga parasitária de camundongos BALB/C experimentalmente infectados com Leishmania (L) amazonensis e tratados com extrato seco de Morinda eitrifolia (NONI). Aluno: Fernando Almeida de Souza. Orientadoras: Ana Lúcia Abreu Silva e Katia da Silva Calabrese.

Ação de óleos essenciais e do α- bisabolol em ensaios experimentais in vitro com Leishmania amazonensis. Aluna: Mariana Margatto Rottini. Orientadora: Katia da Silva Calabrese.

2009

Dissertações de Mestrado

Avaliação da antigenicidade de frações subcelulares de Leishmania (Leishmania) amazonensis para diagnóstico de leishmaniose visceral canina. Aluna: Caroline Carvalho de Almeida. Orientador: Sylvio Celso Gonçalves da Costa.

Alterações da matriz extracelular na infecção experimental por Leishmania (Leishmania) amazonensis em camundongos com diferentes graus de suscetibilidade. Aluna: Mariana Silva de Almeida. Orientadora: Katia da Silva Calabrese.

2008

Tese de Doutorado

Estudo das alterações da matriz extracelular, do fígado, baço, medula óssea, linfonodos e pele de cães naturalmente infectados com Leishmania (Leishmania) chagasi. Aluno: Ferdinan Almeida Melo. Orientadora: Katia da Silva Calabrese

Dissertação de Mestrado

Estudo da infecção ocular experimental por Leishmania (Leishmania) amazonensis in vivo no modelo murino e in vitro em células do epitélio pigmentado da retina humana - ARPE - 19. Aluno: Leandro de Souza Silva. Orientadores: Kátia da Silva Calabrese e Roberto Carlos Tedesco.

2007

Dissertação de Mestrado

Envolvimento da CaMKII no efeito proliferativo do HEME (Fe-Protoporfirina IX) em Trypanosoma cruzi. Aluna: Cíntia Fernandes de Souza. Orientador: Sylvio Celso Gonçalves da Costa.

2006

Tese de Doutorado

Influência das vias de inoculação subcutânea e intradérmica no comportamento biológico de uma cepa de Leishmania (Leishmania) amazonensis em camundongos imunomodulados com fração enriquecida com tubulina e BCG. Aluna: Juliana Hipólito Pessotti. Orientador: Sylvio Celso Gonçalves da Costa.

Dissertação de Mestrado

Estudo imunopatológico da infecção por Leishmania (L.) amazonensis em camundongos suscetíveis e resistentes. Aluna: Flávia de Oliveira Cardoso. Orientadores: Sylvio Celso Gonçalves da Costa e Kátia da Silva Calabrese.


 


Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360