Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

TESES E DISSERTAÇÕES

Confira as teses e dissertações produzidas no Laboratório de Imunoparasitologia  do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz):

2014

Dissertações de Mestrado

Daniel Cesar Silva da Costa 2014. Mestrado acadêmico. Caracterização Clínica e laboratorial das manifestações orais da leishmaniose tegumentar americana. Orientador(es): Fatima da Conceição Silva.

Jorgete Logullo de Oliveira 2014. Mestrado profissionalizante. ALTERAÇÃO MORFOLÓGICA E FUNCIONAL DE MACRÓFAGOS MURINOS CULTIVADOS SOBRE MATRIZ DE COLÁGENO I: FAVORECIMENTO DA MULTIPLICAÇÃO DO TRYPANOSOMA CRUZI.. Orientador(es): Marise Pinheiro Nunes.

Rosa Edilberta Palacios Salvatierra 2014. Mestrado acadêmico. Aspectos epidemiológicos y moleculares de las ricksttsiosis em zonas de frontera peruana - años 2011-2012. Orientador(es): Fatima da Conceição Silva.

2013

Dissertações de Mestrado

Clarissa Ferreira Cunha 2013. Mestrado acadêmico. Avaliação da Citotoxidade na Evolução para a Cura Clínica de Leishmaniose Tegumentar Americana . Orientador(es): Alvaro Luiz Bertho dos Santos.

Marcelle Marcolino de França 2013. Mestrado acadêmico. Avaliação das alterações hematológicas e da resposta imune em indivíduos coinfectados com Plasmodium spp e parasitos intestinais em populações naturalmente expostas à malária. . Orientador(es): Joseli de Oliveira Ferreira.

Teses de Doutorado

Luisa Helena Monteiro de Miranda 2013. Doutorado. Avaliação da resposta inflamatória in vivo e in vitro na esporotricose felina em diferentes apresentações clínicas. Orientador(es): Fatima da Conceição Silva.

2012

Dissertação de Mestrado

Coinfecção por malária e leishmaniose: avaliação das alterações na resposta imune e o impacto de uma infecção sobre a evolução clínica da outra
Autora: Raquel Alves Pinna. Orientadoras: Dalma Maria Banic e Joseli de Oliveira Ferreira

2011

Teses de Doutorado

Avaliação do papel da proteína KMP-11 na interação entre Leishmania amazonensis e macrófagos murinos. Aluno: Daniel Ignacchiti Lacerda. Orientador: Sergio Coutinho Furtado de Mendonça.

Esporotricose: uma doença e um modelo para o estudo da influência da resposta imune sistêmica e in situ na evolução das doenças infecto-parasitárias de acometimento tegumentar. Aluna: Fernanda Nazare Morgado. Orientadora: Fatima da Conceição Silva.

Avaliação da atividade leishmanicida de compostos hidrazídicos. Aluna: Marina Vieira Martins. Orientadora: Marise Pinheiro Nunes.

Dissertações de Mestrado

Qualidade da resposta TH1 induzida por antígenos de promastigotas de L. Braziliensis e L. Amazonensis em células de pacientes com Leishmaniose Tegumentar Americana. Aluna: Amanda Beatriz Rodrigues Barreto de Macedo. Orientadora: Paula Mello De Luca.

Avaliação da associação entre expressão da proteína Kinetoplastid membrane protein-11 (KMP-11) e virulência de Leishmania amazonensis. Aluna: Elisângela Madureira dos Santos. Orientador: Sergio Coutinho Furtado de Mendonça.

Apoptose e perfil do repertório VBeta em linfócitos T CD8* na leishmaniose cutânea. Aluna: Raquel Ferraz Nogueira. Orientador: Alvaro Luiz Bertho dos Santos.

Avaliação do perfil de citocinas, quimiocinas e proteína C-reativa, em pacientes com malária, nas fases aguda e de convalescença da infecção. Aluno: Rodrigo Nunes Rodrigues da Silva. Orientadora: Joseli de Oliveira Ferreira.

2010

Tese de Doutorado

Avaliação do potencial das Proteínas de Superfície de Merozoitas de Plasmodium vivax (PvMSP3 e PvMSP9) como candidatas a compor uma vacina contra a malária. Aluno: Josué da Costa Lima Júnior. Orientadora: Joseli de Oliveira Ferreira.

Dissertações de Mestrado

Alterações hematológicas e perfil fenotípico das células mononucleares do sangue periférico de pacientes com malária por P.Vivax e P.Falciparum na fase aguda e de convalescença da infecção. Aluna: Carolina Rosadas de Oliveira. Orientadores: Dalma Maria Banic e Joseli de Oliveira Ferreira.

Avaliação da imunogenicidade e eficácia protetora da proteína recombinante LACK de Leishmania amazonensis na Leishmaniose experimental murina. Aluna: Jaciara Ramos Santos. Orientador: Sérgio Coutinho Furtado de Mendonça.

Estudo de determinantes antigênicos para respostas imunes de células humanas em KMP-11 (Kinetoplastid membrane protein – 11) de Leishmania amazonensis. Aluno: Juan Camilo Sanchez Arcila. Orientador: Sergio Coutinho Furtado de Mendonça.

Estudo de mecanismos imunossupressores em pacientes co-infectados TB/HIV que desenvolveram síndrome inflamatória de reconstituição imune (IRIS) em consequência de terapias antituberculose e antiretroviral. Aluno: Eduardo Pombo do Nascimento. Orientadora: Fátima da Conceição Silva

2008

Teses de Doutorado

Análise da resposta imune celular in situ de lesões estomatológicas em pacientes com lesão mucosa ativa de leishmaniose tegumentar americana. Aluna: Mariana Reuter Palmeiro. Orientadora: Fátima da Conceição Silva.

Caracterização da resposta de células humanas a proteínas recombinantes de Leishmania amazonensis: KMP-11 e LACK. Aluna: Rilza Beatriz Gayoso de Azeredo Coutinho. Orientador: Sérgio Coutinho Furtado de Mendonça.

Dissertações de Mestrado

Perfil da virulência de Paecelomyces lilacinus em modelo experimental murino imunocompetente e imunossuprimido. Aluna: Marcelly Maria dos Santos Brito. Orientadora: Fátima da Conceição Silva.

Avaliação da expressão da molécula de CLA em linfócitos T respondedores à Leishmania e do seu papel na formação do infiltrado da leishmaniose. Aluno: Eduardo Nunes Junior. Orientadora: Alda Maria da Cruz.

Análise de mecanismos imunológicos envolvidos na constituição do infiltrado inflamatório das lesões de psoríase. Aluno: Cássio Porto Ferreira. Orientador: Alda Maria da Cruz.

2007

Tese de Doutorado

T.cruzi: papel protetor de autoanticorpos contra células apoptóticas. Aluna: Geisy Monteiro de Almeida. Orientadora: Marise Pinheiro Nunes.

Dissertações de Mestrado

Análise da resposta imune celular in situ e in vitro de pacientes com lesão ativa ou cicatriz de leishmaniose tegumentar americana. Aluna: Fernanda Nazaré Morgado. Orientadora: Fátima da Conceição Silva.

Leishmaniose visceral em pacientes infectados por HIV: estudo de casos observados em Campo Grande, MS, 2000-2006. Aluna: Priscilla Alexandrino de Oliveira. Orientadora: Alda Maria da Cruz.

Envolvimento de neutrófilos na doença de Chagas experimental. Aluna: Tatiana Luna Gomes da Silva. Orientadora: Marise Pinheiro Nunes.


Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360