Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

TESES E DISSERTAÇÕES

Confira as teses e dissertações produzidas no Laboratório de Transmissores de Hematozoários do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz):

2014

Dissertação de Mestrado

Taissa Pereira dos Santos 2014. Mestrado acadêmico. Distribuição Espacial e Temporal de Aedes aegypti e infecção por vírus dengue no minicípio do Rio de Janeiro. . Orientador(es): Ricardo Lourenço de Oliveira.

2013

Dissertações de Mestrado

Daniel Cardoso Portela Câmara 2013. Mestrado acadêmico. Avaliação da quantificação experimental dos efeitos da competição interespecífica dos vetores do dengue Aedes aegypti (Diptera: Culicidae) e Aedes albopictus em condições naturais, no Rio de Janeiro. Orientador(es): Nildimar Honório Rocha.

José Joaquim Carvajal Cortes 2013. Mestrado acadêmico. Variação espacial e temporal dos vetores do Dengue Aedes (Stegomyia) albopictus (Skuse, 1894) e Aedes (Stegomyia) aegypti (Linnaeus, 1762) na área urbana do município de Letícia, (Amazonas-Colômbia) e sua associação com a transmissão do Dengue na tríplice. Orientador(es): Nildimar Honório Rocha.

Mario Sergio Ribeiro 2013. Mestrado profissionalizante. Análise comparativa entre as metodologias de monitoramento da infestação do Aedes aegypti, nos municípios de Itaboraí e Guapimirim, Rio de Janeiro.. Orientador(es): Nildimar Honório Rocha.

Miriam Graciela Palomino Salcedo 2013. Mestrado acadêmico. Avaliação da competencia vetorial de populações peruanas de Aedes aegyti para virus Dengue 2. Orientador(es): Ricardo Lourenço de Oliveira.

2012

Dissertações de Mestrado

Impacto da infecção com o vírus dengue 2 no comportameto alimentar, longevidade e decundidade de fêmeas de Aedes aegypti
Autor: Gabriel Sylvestre Ribeiro. Orientador: Rafael Maciel de Freitas

Fauna de mosquitos anofelinos (Diptera:Culicidae:Anophelinae) e alguns de seus aspectos ecológicos e comportamentais no Pantanal de Miranda, Mato Grosso do Sul, Brasil
Autora: Mariana Marinho e Silva. Orientador: Ricardo Lourenço de Oliveira

Avaliação temporal de aspectos relacionados à capacidade vetorial de populações de Aedes aegypti com diferentes perfis de resistência à inseticidas
Autora: Mariana Rocha David. Orientador: Rafael Maciel de Freitas

2011

Dissertações de Mestrado

Avaliação da influencia de algumas características do criadouro e da água na freqüência de formas imaturas e no tamanho e peso de adultos do mosquito Aedes aegypti (Díptera: Culicidae) no Rio de Janeiro. Aluno: Edson Santos Dantas. Orientador: Ricardo Lourenço de Oliveira.

2010

Teses de Doutorado

Aspectos da capacidade vetorial de fêmeas de Aedes aegypti (Diptera: Culicidae) no Rio de Janeiro. Aluno: Rafael Maciel de Freitas. Orientador: Ricardo Lourenço de Oliveira.

Hepatozoon caimani (Apicomplexa: Hepatozoidae) no jacaré Caiman yacare no Pantanal Sul Mato-Grossense: prevalência e transmissão. Aluno: Lucio André Viana Dias. Orientador: Ricardo Lourenço de Oliveira.

Indicadores da distribuição espacial e temporal de Aedes (Stegomyia) aegypti (Linnaeus, 1762) (Diptera: Culicidae) associados às variáveis climáticas, ambientais e transmissão de dengue. Aluna: Nildimar Alves Honório. Orientadores: Ricardo Lourenço de Oliveira e Claudia Codeço.

Dissertação de Mestrado

Avaliação da importância das bromeliáceas como criadouro de Aedes (Stegomyia) aegypti (Linnaeus, 1762) (Diptera: Culicidae) no ambiente urbano do Rio de Janeiro. Aluno: Márcio Goulart Mocellin. Orientador: Ricardo Lourenço de Oliveira.

2009

Tese de Doutorado

Indicadores da distribuição espacial e temporal de Aedes (Stegomyia) aegypti (Linnaeus, 1762) (Diptera: Culicidae) associados às variáveis climáticas, ambientais e transmissão de dengue. Aluna: Nildimar Alves Honório. Orientadores: Ricardo Lourenço de Oliveira e Cláudia Codeço.

2007

Tese de Doutorado

Estudo do complexo Triannulatus (Díptera: Culicidae: Anophelinae), utilizando análises morfológicas e moleculares. Aluna: Tereza Fernandes Silva do Nascimento. Orientador(es): Ricardo Lourenço de Oliveira e Fernando Araújo Monteiro.

2006

Tese de Doutorado

Variabilidade Genética de Aedes (Stegomyia) aegypti no Brasil. Aluna: Magda Clara Vieira da Costa. Orientadores: Ricardo Lourenço de Oliveira e Anna-Bella Failoux.

Dissertação de Mestrado

Sobrevivência e dispersão de fêmeas de Aedes aegypti no Rio de Janeiro. Aluno: Rafael Maciel de Freitas. Orientador: Ricardo Lourenço de Oliveira.


Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360