Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

PORTFÓLIO DE PROJETOS

Macroprojetos de Pesquisa, Desenvolvimento Técnológico e Inovação desenvolvidos pelo Laboratório de Biologia das Interações do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz):

[Projeto]
Resposta imunológica na infecção experimental pelo Trypanosoma cruzi. Análise da resposta mediada pelos linfóctos T CD8 na infecção e vacinação. Implicação da resposta imune do hospedeiro e busca de alvos terapêuticos.

::Projeto Associado: Cardiomiopatia Chagásica Experimental: Segregação fenotípica e funcional de células T Cd8+ como potencial alvo de intervenção terapêutica
::Projeto Associado: Inct-Imunodominância e memória imunológica em células T Cd8+ mecanismos imunoregulatórios
::Projeto Associado: Migração diferencial de sub-populações de células T CD8+ para o tecido cardíaco: envolvimento na gênese da cardiomiopatia chagásica crônica?

O LBI conta com colaboradores, pesquisador visitante e estudantes para entender o papel de macrófagos e linfócitos T CD8+ na fisiopatogenia da cardiomiopatia chagásica crônica, incluindo influência de polimorfismos de genes da resposta imune, e buscam a identificação de novos potenciais alvos terapêuticos, visando melhor prognóstico para os portadores de forma cardíaca crônica da doença de Chagas.

[Projeto]
Vacinas para doenças negligenciadas: construções de DNA, adenovírus recombinante e MVA, testes de imunogenicidade, caracterização de resposta imune e testes de proteção

Em parcerias nacionais, incluindo o projeto INCT/CNPq – Vacinas, o LBI vem desenvolvendo projetos visando ao desenvolvimento de vacinas imunoprofiláticas e/ou imunoterápicas para doença de Chagas e toxoplasmose, tendo como alvo reservatório, visando diminuir a circulação destes parasitos, e/ou portadores da infecção, visando reversão de quadro clínico já instalado.

[Projeto]
Resposta imunológica em doenças crônicas e degenerativas

Desenvolvemos projetos que estudam os principais mecanismos de interação de bactérias oportunistas que colonizam portadores de fibrose cística, doença genética multifatorial, visando melhor entendimento da relação microorganismo/hospedeiro, bem como a identificação de possíveis estratégias terapêuticas.

[Projeto]
Educação científica em biologia e saúde e estudos para desenvolvimento do projeto ABC na educação científica (mão na massa)

Este projeto representa as duas faces da educação: a pesquisa e a prática social. Desta forma, ele engloba o acompanhamento sistemático das práticas cotidianas ligadas à implantação da metodologia investigativa nas escolas públicas. Os dados da pesquisa orientam os rumos do próprio desenvolvimento do projeto, com o qual se objetiva contribuir para a melhoria da qualidade da educação científica.

::Projeto Associado: ABC na Educação Científica - Mão na Massa: por um ensino de ciências investigativo e a favor da transdisciplinaridade na Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro: projeto ligado à linha “Educação Científica e Cidadania”. Trata-se de um estudo de concepções, visões e crenças sobre temáticas centrais no ensino de ciências, como a relação entre água e saúde. Estes dados servirão para subsidiar processos investigativos no ensino de ciências, além de favorecer uma postura crítica em relação aos diferentes contextos.

::Projeto Associado: Criação de Centros de Educação e Cultura Científica e Ambiental ligado à melhoria do letramento em sua relação com o Ensino das Ciências: educação formal e não formal: este projeto está associado à linha “Educação, Saúde e Meio Ambiente”. Trata-se de um estudo de concepções entre profissionais de educação, que são chave para o delineamento de estratégias de ressignificação de conceitos, ainda responsáveis, em larga medida, pelo tratamento das questões de saúde e meio ambiente na cultura popular. Este trabalho proporciona, também, o desenvolvimento de estratégias educacionais ligadas ao enfrentamento das doenças bem como de produção de materiais educacionais relativos à temática Saúde e Ambiente.

::Projeto Associado: Programa ABC na Educação Científica - letramento em ciências integrado à educação - FME (Niterói): estudo sobre a construção das salas-ambiente em todas as escolas municipais de 3° e 4° ciclos do município de Niterói, bem como de sua importância para o desenvolvimento do pensamento crítico e da argumentação científica entre os alunos participantes.

::Projeto Associado: A Educação em Ciência e Saúde na Educação Infantil: projeto de Doutoramento que visa proceder à análise sobre as mudanças relacionadas à inserção de temas de ciência e saúde desde a primeira infância, a partir da experiência da Creche institucional da Fiocruz.

[Projeto]
Concepções de saúde e meio ambiente em comunidades e, especialmente, trabalhos relacionados à saúde da mulher: na realização de projetos ligados à saúde da mulher, estudos estão sendo desenvolvidos sobre as concepções dos sujeitos sobre saúde e ambiente, na medida em que as concepções norteiam as práticas cotidianas. Assim, o conhecimento acerca das concepções nos possibilita a proposição de estratégias e produtos socioeducativos para fazer face, de maneira eficaz, a questões complexas, como infertilidade e o desenvolvimento de doenças crônicas associadas à morbidade e mortalidade.


Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360