Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

PORTFÓLIO DE PROJETOS

Macroprojetos de Pesquisa, Desenvolvimento Técnológico e Inovação desenvolvidos pelo Laboratório de Ecoepidemiologia e Controle da Esquistossomose e Geohelmintose do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/ Fiocruz):

[Projeto]
Epidemiologia, biologia, ecologia, controle e avaliação da esquistossomose e geohelmintoses em áreas endêmicas brasileiras: estudos em  grupos vulneráveis e ações no âmbito do SUS
::Projeto Associado: A integração do Rio São Francisco: prevenção e controle da esquistossomose empregando as escolas locais como base operacional para ações de diagnóstico.
Descrição:
A dificuldade de previsão do surgimento de focos de endemias decorrentes desses empreendimentos torna extremamente necessários a implantação de estudos epidemiológicos e ambientais com intuito de prevenir, atenuar e/ou corrigir impactos indesejáveis como a propagação de doenças de veiculação hídrica, dentre as quais se destaca a esquistossomose, endêmica. O projeto congrega seis laboratórios que integram a Área de Helmintoses do Instituto Oswaldo Cruz e se propõe a realizar uma série de estudos nos quatro estados situados na área do Eixo Norte do PIRSF (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco). Seguindo as recomendações propostas pelo Ministério da Saúde, são empregadas as competências adquiridas nas áreas de epidemiologia, parasitologia, ecologia, malacologia e biologia molecular para diagnosticar o risco epidemiológico da doença nos municípios envolvidos e desenvolver uma estratégia de controle apropriada. Envolve, ainda, o diagnóstico parasitológico de escolares como indicador de infecção para avaliar se há ocorrência de transmissão ativa da esquistossomose nos municípios envolvidos na integração do Rio São Francisco - Eixo Norte e se há risco potencial de instalação e propagação da doença após implementação do projeto.

:: Projeto Associado: Ações baseadas na escola para incrementar o controle da esquistossomose e geohelmintoses na área endêmica de Pernambuco, no âmbito do Sistema Único de Saúde.
Descrição:
O objetivo da pesquisa, que recebe apoio financeiro da Organização Mundial da Saúde (OMS), é avaliar a efetividade da escola como base operacional para as ações de diagnóstico e tratamento para as crianças em idade escolar em uma área altamente endêmica do Nordeste em comparação com o esquema atual onde essas ações de controle são baseadas nas comunidades. A meta principal é comparar a cobertura de diagnóstico e tratamento das crianças em idade escolar para a esquistossomose em cada esquema (escola ou comunidade) através do PCE-SUS. As metas secundárias são: (i) comparar o status da infecção antes e quatro meses após o tratamento (controle de cura); (ii) obter informação sobre a taxa de re-infecção 12 meses após o tratamento, que pode auxiliar o PCE-SUS sob a necessidade de medidas de controle sustentáveis; (iii) comparar o status nutricional antes e12 meses após o tratamento.

:: Projeto Associado: Avaliação da dosagem do praziquantel para tratamento da esquistossomose em áreas hiperendêmicas do Nordeste brasileiro. (2004 -2008).
Descrição:
O projeto, que também recebe apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), consiste em um estudo multicêntrico, realizado em quatro países, para avaliar a eficácia e a segurança do praziquantel 60 mg/kg no tratamento da esquistossomose, comparado à dosagem padrão de 40 mg/kg em uma comunidade representativa das áreas hiperendêmicas do Nordeste brasileiro. Taxas de cura, redução na contagem de ovos e proporções de efeitos colaterais em crianças na faixa etária de 10-19 anos com pelo menos 100 ovos por grama de fezes (opg) são comparadas entre os regimes de dosagem, visando avaliar a superioridade da dosagem de 60 mg/kg sobre a de 40 mg/kg, atualmente recomendada pela OMS. Taxas de reinfecção também são avaliadas visando aperfeiçoar o controle da transmissão no nível dos sistemas de saúde locais, incluindo o tratamento periódico conjugado com medidas auxiliares de controle. Aspectos relacionados com o estado clínico, nutricional e imunológico dos pacientes antes do tratamento também são investigados em associação com o resultado do tratamento com praziquantel.


Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360