Fiocruz
no Portal
no OMCC
Fundação Oswaldo Cruz

Referências bibliográficas de produções acadêmicas sobre museus

Produções acadêmicas sobre museus

A seguir, tabelas com pesquisa bibliográfica selecionada a partir da bases de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Sugestões de referências:

Adriana Mortara Almeida / OMCC - São Paulo (adrianamortara@ajato.com.br)

  • ALMEIDA, A. M. . O contexto do visitante na experiência museal:semelhanças e diferenças entre museus de ciência e de arte.História, Ciência e Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 12, p. 31-53, 2005.
  • ALMEIDA, A. M. Os visitantes do Museu Paulista: um estudo comparativo com osvisitantes da Pinacoteca do Estado e do Museu de Zoologia. Anais do Museu Paulista,São Paulo, v. 12, p. 269-306, 2004.
  • ALMEIDA, A. M. Os públicos de museus universitários. Revista do Museu de Arqueologiae Etnologia da USP, São Paulo, v. 12, p. 205-217, 2002.
  • ALMEIDA, A. M. . Estudos de público: a avaliação de exposição como instrumento paracompreender um processo de comunicação. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologiada USP, São Paulo, v. 5, p. 325-334, 1995.

 

Luciana Sepúlveda Köptcke / Fiocruz-Brasília (lsk@fiocruz.br)

  • KOPTCKE, L. S., Bárbaros, escravos e civilizados: o público dos museus no Brasil, In: Chagas, M., (org.) Museus: antropofagia da memória e do patrimônio, Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n°31. Rio de Janeiro: IPHAN, 2005. p.p.184-205.
  •  KOPTCKE, L. S., Analisando a dinâmica da Relação Museu-Educação Formal, In: Koptcke, L. S. e Valente, M. E. A., (orgs.) Caderno do Museu da Vida - O formal e o não-formal na dimensão educativa do museu 2001/2002, Rio de Janeiro: Museu da Vida - Fiocruz. pp. 16-25.
  •  KOPTCKE, L. S., A parceria educativa: o exemplo francês, In: Koptcke, L. S. e Valente, M. E. A., (orgs.) Caderno do Museu da Vida - O formal e o não-formal na dimensão educativa do museu 2001/2002, Rio de Janeiro, Museu da Vida - Fiocruz, pp. 70-79. 
  •  KOPTCKE, L. S., Os Projetos Museológico e de Educação da Exposição Brasil 50 Mil Anos (Debate) – Questões em torno de um projeto museológico – A exposição Brasil 50 Mil Anos, in Resumos do Encontro de Profissionais de Museus, MAE – Museu de Arqueologia e Etnologia / Universidade de São Paulo, AMAE – Associação dos Amigos do MAE, STJ – Superior Tribunal de Justiça, São Paulo/Brasília, 2003. p.p. 79-83 
  •  KOPTCKE, L. S., (org) O Museu e seus Públicos Negociação e Complexidade - Encontro Sobre a Pesquisa em Educação, Comunicação e Divulgação Científica em Museus - 2001, Rio de Janeiro: Museu da Vida, Espaço Cultural FINEP, Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2001. 238p. 
  •  KOPTCKE, L. S., Observar a Experiência Museal: Uma Prática Dialógica?, In: Avaliação e Estudos de Público no Museu da Vida – Caderno do Museu da Vida. Rio de Janeiro: Museu da Vida – Fiocruz, 2003. p.p. 5-21. 
  •  KOPTCKE, L. S.; Rangel, M. F. (debatedor) Coleções Que Foram Museus. Museus Sem Coleções, Afinal que Relações Possíveis? In: Museu: Instituição de Pesquisa – MAST Colloquia Vol. 7. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2005. p.p. 65-84. 
  •  KOPTCKE, L. S., Os museus cariocas e seus visitantes: uma análise do perfil dos públicos dos museus do Rio de Janeiro e de Niterói, In: Abreu, R.; Chagas, M. S.; Santos, M. S. (orgs.) Museus, Coleções e Patrimônios: narrativas polifônicas. Rio de Janeiro: Garamond, MinC/IPHAN/DEMU, 2007, p.p. 68-94. 
  •  KOPTCKE, L. S., Interpretação e Mediação nos Jardins Botânicos, In: Anais da XIV Reunião de Jardins Botânicos – As Plantas e o Homem. Rio de Janeiro: Rede Brasileira de Jardins Botânicos, 2006, p.p. 115-128. 
  •  KOPTCKE, L. S., Parceria Museu e Escola como Experiência Social e Espaço de Afirmação do Sujeito, In Gouvêa, G., et al. (org) Educação e Museu – A Construção Social do Caráter Educativo dos Museus de Ciência. Rio de Janeiro: Access, 2003. p.p. 107-128.
  • KOPTCKE, L. S., Museu de Artes e Ofícios, Belo Horizonte: afinal, como nascem os museus? (Entrevista de Pierre Catel). História, Ciências, Saúde: Manguinhos – v.1, n.1. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz, 2005. p.p. 323-338. 
  • KOPTCKE, L. S., Três olhares de além-mar: o museu como espaço de comunicação, educação e divulgação da Ciência (Entrevista de Michel Van Praet, Jean Davallon e Daniel Jacobi). História, Ciências, Saúde: Manguinhos – v.1, n.1. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz, 2005. p.p. 349-364.

 

Martha Marandino / Faculdade de Educação da USP (marmaran@usp.br)

  • Referência Bibliográfica Completa: Ver o site do GEENF - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação em Ciência, que possui entre outras coisas, as produções de pesquisa na área de educação em museus do grupo.

 

CECA-BRASIL. Formado pelos membros brasileiros afiliados ao Comitê Internacional para Ação Educativa e Cultural (CECA) do Conselho Internacional de Museus (ICOM).

 

Zita Rosane Possamai / UFRGS (zitapossamai@gmail.com)

  • A pesquisa visa contribuir para o conhecimento da história da educação no Rio Grande do Sul e na capital Porto Alegre, especificamente abordando a históriavisual, a partir do estudo das imagens fotográficas, da visualidade urbana expressanas edificações escolares e não escolares, e do Museu do Estado, no períodocompreendido entre 1889 e 1940. Busca-se verificar a construção de uma visualidadeurbana, ancorada em intenções pedagógicas visando a disseminação de um imaginárioligado ao positivismo e ao método \"lição das coisas\". Responsável: Zita Rosane Possamai Equipe: Zita Rosane Possamai e Nanda Sturmer

 

Marcela Cougo / BELOTUR (marcelacougo@yahoo.com.br)

  •  COUGO, Marcela, VIEIRA FLHO, Nelson Quadros. Potencialidades e Dificuldades para a Utilização de Museus como Recursos Turísticos: um estudo em Belo Horizonte-MG. Reúna. Revista de Economia da UNA. , v.12, p.43-54, 2007.
  • COUGO, Marcela, VIEIRA FLHO, Nelson Quadros. Museums and tourism:the study of the Historical Museum of Belo Horizonte - MG In: Museología e historia: un campo del conocimiento / ICOFOM ed.Munich: Córdoba, Argentina, : Publicado para el COFOM, 2006, p. 188-196.
  • COUGO, Marcela, MAGNABOSCO, F. Diversidade Museal e Atratividade Turística: uma análise das condições de recebimento de turistas pelos museus de Belo Horizonte/MG In: X Encontro Nacional de Turismo de base Local, 2007, João Pessoa. Identidade Cultural e Desenvolvimento Local. , 2007. 
  • COUGO, Marcela, MURTA, Rachel. S. O sistema nacional de museus como instrumento para o planejamento do turismo  cultural em Belo Horizonte - MG In: IV Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2007, São Paulo. Turismo e Hospitalidade: configuração do campo científico. São Paulo: Aleph, 2007.

 

Maria Figueira Mano / Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz (mano@fiocruz.br):

  • MANO, Sonia Maria Figueira Ambiente virtual como facilitador do diálogo sobre sexualidade entre adolescentes: desenvolvimento e avaliação de um multimídia educativo. Rio de Janeiro: 2008.Xiii p;
    187 p.; 34 il.    Tese (Doutorado) – Instituto Oswaldo Cruz, Ensino de Biociências e
    Saúde, 2008. 1. Tecnologia da Educação 2.Novas Tecnologias da Informação e da
    Comunicação 3.Educação em Saúde 4.Sexualidade 5. Adolescência  I.Título

 

Vânia Rocha / Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz (vrocha@coc.fiocruz.br)

  • ROCHA, V. A contribuição da visita ao Museu da Vida para a formação de concepções sobre saúde e ambiente: uma experiência com jovens do projeto Ciência e Sociedade. Rio de Janeiro; 2008. Mestrado [Dissertação do Programa de Ensino em Biociências e Saúde] - Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz.