Fiocruz
no Portal
no OMCC
Fundação Oswaldo Cruz

Balanço do I Encontro Ibero-americano Observatório de Museus e Centros Culturais

Já se passaram alguns dias, semanas. O I Encontro Ibero-Americano Observatório de Museus e centros Culturais concluiu seus trabalhos no dia 04 de dezembro de 2008, deixando no auditório do Museu Histórico Nacional uma nota de saudade das estimulantes discussões que ocuparam aquela casa durante as mesas redondas, os bate papos informais no Café Bistrô do Museu e as animadas reuniões de trabalho prolongadas nas mesas do Forte Copacabana.

O Encontro pretendeu chamar a atenção para a importância do conhecimento e da reflexão dialógica sobre os públicos da cultura, particularmente dos museus, no que se refere à avaliação, monitoramento e implementação de políticas públicas e das práticas cotidianas de gestão das instituições. Apresentou também experiências de sistemas de informação cultural.

Foram cerca de 160 participantes de nove estados brasileiros (RJ, SP, MG, CE, DF, MS, GO, PE, BA), cuja formação nos remete aos mais diversos campos do conhecimento: da engenharia, da matemática, química e física à museologia, passando pelas ciências sociais, estatísticas, da informação, ou ainda biológicas, pela educação, pelas artes, design e arquitetura, ou ainda pela administração, gestão e produção cultural, turismo e marketing, jornalismo, dentre os 28 campos levantados nas fichas de inscrição dos participantes. Nossos palestrantes vieram de sete países da região Ibero- americana (Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, México, Portugal e Uruguai), oriundos de diferentes horizontes disciplinares: sociologia, antropologia, gestão e administração, história, teoria da comunicação, museologia, entre outros, sem no entanto termos esgotado a questão.

O interesse pelos públicos da cultura demonstra vitalidade, reunindo profissionais, estudantes, docentes e pesquisadores na interface de um campo multidisciplinar. A dinâmica de formação deste campo aponta para a necessidade de profissionalização, especialização e principalmente de criação de fóruns regulares de intercâmbio e expressão. Neste sentido, o I Encontro Ibero-americano Observatório de Museus e Centros Culturais colaborou com a identificação e com a reunião dos interessados pelo assunto, dispersos em tantas instituições e áreas do conhecimento.

Também cabe celebrar a oportunidade de compartilhar conhecimentos, fazeres, dúvidas, soluções, desafios tão similares e simultaneamente tão particulares entre os diferentes países participantes do evento. Ao final, logramos concluir o Protocolo para a Criação do Observatório Ibero-Americano de Museus, que será oficialmente apresentado na próxima reunião dos países membros do programa Ibermuseus, em fevereiro próximo, no Brasil.

Seminários, Simpósios e Encontros se caracterizam por serem eventos temporários (em contraposição à idéia de permanência). No entanto, sua breve porém intensa existência é capaz de promover grandes modificações para os que deles participam e mesmo para toda a socidade. O I Encontro Ibero-americano Observatório de Museus e Centros Culturais reverbera entre seus participantes em dinâmica harmonia. Merece, ainda por algum tempo, um espaço no site do OMCC para abrigar documentos, informações e notícias referentes ao evento.


Em tempo...

Informamos ainda que os certificados serão encaminhados por correio para os inscritos, que preencheram a ficha de inscrição com o nome e endereço completo, no decorrer do mês de janeiro de 2009. Em caso de dúvida, entre em contato por meio da seção fale conosco do sítio do OMCC.

Até o final do primeiro semestre de 2009, pretendemos publicar as falas do I Encontro Ibero-americano Observatório de Museus e Centros Culturais.

Encontra-se disponível em PDF a apresentação de Fernando Árias sobre o Observatório de Indústrias Criativas de Buenos Aires. Clique aqui para acessar o texto.