Fiocruz
no Portal
no OMCC
Fundação Oswaldo Cruz

Rede de cadastro de pesquisadores do Observatório de Museus e Centros Culturais cresce e mostra-se cada vez mais diversificada.

Ainda que timidamente, o Cadastro de Pesquisadores da nossa Vitrine de Idéias tem crescido. Desde o início do ano o número de pesquisadores cadastrados dobrou. Hoje temos credenciados a nossa rede dez diferentes perfis.

Mas certamente o que chama atenção em nossa Vitrine de Idéias não é a quantidade de pesquisadores cadastrados, e sim a diversidade de pesquisadores que compartilham um interesse comum: discutir e pensar sobre o papel do museu na cultura e sua relação com a sociedade.

Todas as regiões do Brasil têm representantes na Vitrine de Idéias, embora o sudeste reúna a maior parte. São seis pesquisadoras e pesquisadores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além destes, encontram-se pesquisadores do Distrito Federal, do Paraná, da Bahia e do Pará.


As instituições as quais tais pesquisadoras e pesquisadores representam também são muito diversas. Além de uma entidade sem fins lucrativos (SESC) e uma fundação privada (Fundação Ford), há no cadastro representantes de fundações públicas, federais e locais, tais como Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Cesgranrio e o Sistema Integrado de Museus e Memórias da secretaria de estado de cultura do Pará. Grandes instituições de ensino também estão representadas por pessoas vinculadas à Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Federal da Bahia, Universidade de São Paulo, além da Escola Nacional de Ciências Estatísticas.

Os interesses dos pesquisadores cadastrados também são os mais diversos, poucos se repetem. Apenas as palavras-chaves “História”, “Desenvolvimento Cultural”, “Museologia” e “Patrimônio Cultural” foram mencionadas em mais de um perfil. Entre outros interesses das pesquisadoras e dos pesquisadores cadastrados temos africanidades, antropologia, arqueologia, centros de documentação, educação ambiental, estatística (e suas subcategorias), humor e charge, memória, preservação audiovisual, produção cultural, programação visual de exposições de museus e tecnologias digitais.

Após essa breve análise, é visível que a Vitrine de Idéias de nosso website constitui uma rede interessante que possibilita trocas de idéias com os mais variados perfis, mas que possuem um interesse comum.

Cadastre também seu perfil na Vitrine de Idéias, basta nos mandar uma mensagem selecionando a opção “Cadastro de Pesquisadores” da seção “Fale Conosco”. O único critério é compartilhar o interesse pelas pesquisas sobre museus e instituições afins!