Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Rádio Sociedade

Primórdios do jabá?

Além da música interpretada ao vivo, seja em seus estúdios, seja em salas de concertos, a Rádio Sociedade transmitia também gravações registradas em discos, parte dos quais eram cedidos à emissora pelas editoras musicais.

Nem sempre os discos eram devidamente reavidos, no entanto: cartas de reclamação de editoras mostram que alguns discos eram devolvidos quebrados – esta editora chegou a emitir uma fatura para cobrar da RS o ressarcimento pelo prejuízo.

Cientes de que a irradiação de seus discos lhes dava uma visibilidade sem precedentes, as editoras remuneravam a RS pela reprodução dos mesmos – uma prática que, décadas mais tarde, seria conhecida como jabaculê ou simplesmente jabá.

Esse costume era instituído pela emissora, cuja tabela de preços previa a cobrança de 2 mil réis pela irradiação de um disco. Esta carta, por exemplo, mostra que a RS recebia de uma editora o pagamento mensal de 250 mil réis pela irradiação diária de seis músicas de seus discos.

CAMPUS Sede: Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro CEP: 21.045-900 Tel.:(0xx21)2598-4242 | Veja a localização dos outros CAMPI da FIOCRUZ
Copyright © Fundação Oswaldo Cruz - Ministério da Saúde - 2004. É permitida reprodução parcial deste sítio, desde que citada a fonte