Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Rádio Sociedade

Amor (e ódio) à Rádio Sociedade

Como era de se esperar, o acervo da Rádio Sociedade inclui cartas e telegramas com numerosos elogios – e críticas também – à emissora. A maioria é de enaltecimento, como a deste engenheiro mecânico, que considera a RS o "fator máximo do progresso" brasileiro.

Em alguns casos, a admiração chega a extremos. Este ouvinte, por exemplo, dedicou um soneto à RS. Gesto parecido seria feito também pelo médico baiano Egas Moniz, autor de um poema rimado em homenagem à emissora.

Os aniversários da RS eram ocasiões em que a emissora era sistematicamente inundada por votos de felicitação. Dois exemplos típicos são este telegrama de um ouvinte de Maceió, que escreveu para homenagear os três anos da RS, e esta carta de formosa caligrafia de uma ouvinte da capital, que escreveu no nono aniversário da emissora.

As festas de fim de ano também motivavam um grande número de votos de felicidades, como este postal natalino enviado dos Estados Unidos ou este simpático telegrama enviado por uma ouvinte da capital.

Os elogios são um indicativo de que a RS tinha entre seus admiradores nomes de destaque da sociedade brasileira. Entre os ouvintes ilustres estão nomes como Lamartine Babo, que remeteu um telegrama desejando sucesso à emissora, ou o presidente Getúlio Vargas, que enviou votos de boas festas em 1932.

Já as críticas eram motivadas por aspectos variados da programação. Este ouvinte, por exemplo, lamenta a linguagem vulgar de um programa humorístico veiculado pela RS em 1932; este outro reprova a incompreensível locução do speaker. A conduta do locutor também foi o alvo desta enigmática denúncia, que não esclarece, no entanto, o que ele fez para torná-lo motivo de escárnio entre os colegas.

CAMPUS Sede: Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro CEP: 21.045-900 Tel.:(0xx21)2598-4242 | Veja a localização dos outros CAMPI da FIOCRUZ
Copyright © Fundação Oswaldo Cruz - Ministério da Saúde - 2004. É permitida reprodução parcial deste sítio, desde que citada a fonte