Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Rádio Sociedade

Alcance intercontinental

A Rádio Sociedade podia ser captada em todo o país, "do Pará ao Rio Grande do Sul", como ela própria gostava de se vangloriar. Isso se refletia na procedência das cartas recebidas pela emissora, vindas das cinco regiões do país.

O rádio ajudou a unir os povos de diferentes estados e criar uma identidade cultural sem precedentes até então. Como resume este ouvinte alagoano, as irradiações da RS "tornaram real a sonhada fraternidade brasileira".

O alcance da RS não se restringia, no entanto, às fronteiras brasileiras. Inúmeros ouvintes estrangeiros escreveram relatando captar os sinais da emissora na Argentina, no Uruguai e no Chile.

Também ao norte as ondas da RS alcançavam distâncias impressionantes. O comandante de um navio que navegava na costa das Guianas, a 1.830 milhas marítimas do Rio, escreveu para relatar que captava o sinal da emissora.

A RS recebeu ainda diversas cartas de ouvintes norte-americanos, que relatavam a recepção de seu sinal e solicitavam a confirmação de que se tratava de fato daquela emissora. Essas cartas vinham de estados como Nova York e Illinois, entre vários outros, e até do Canadá.

O acervo da RS guarda a cópia da resposta a um desses pedidos, escrita em 1925 por Roquette-Pinto para uma emissora de Nova Orleans. Ele esclarece para sua co-irmã a natureza da RS: "nossos programas são feitos na medida do possível de material instrutivo ligeiramente entremeado com música".

O registro mais distante de possível captação do sinal da RS é esta breve carta enviada da Califórnia.

CAMPUS Sede: Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro CEP: 21.045-900 Tel.:(0xx21)2598-4242 | Veja a localização dos outros CAMPI da FIOCRUZ
Copyright © Fundação Oswaldo Cruz - Ministério da Saúde - 2004. É permitida reprodução parcial deste sítio, desde que citada a fonte