Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Rádio Sociedade

A recepção da RS

Boa parte das cartas do acervo da Rádio Sociedade era de ouvintes que escreviam para elogiar a qualidade da sua transmissão. Este ouvinte do Ceará relata em telegrama a "nitidez absoluta" de sua audição; outro, da Bahia, louvava a transmissão "admirável e surpreendente" por ele captada; um terceiro, de Teresópolis (RJ), qualificou o sinal da RS como "a mais perfeita das transmissões".

A própria rádio estimulava, em anúncios feitos por seus speakers e publicados em revistas como Rádio, os ouvintes a relatar a qualidade da transmissão e descrever eventuais deficiências. Havia até formulários que os ouvintes podiam preencher para esse fim.

Mas a audiência não escrevia apenas para relatar a qualidade da recepção. O acervo de cartas também registra queixas, como a deste admirador anônimo, que fez o seguinte relato: "A irradiação era tão péssima que mesmo o meu cachorro em conseqüência disso não podia dormir durante toda a noite."

Parte das reclamações recebidas se concentra no período em que a RS passou a transmitir de sua nova sede em 1928. Em função da mudança, vários ouvintes escreveram para reclamar da perda de qualidade das transmissões, "fraquíssimas de intensidade" segundo o missivista Gastão Framback. Em geral, as queixas alegavam que, no período da transição, a qualidade da transmissão caía muito à noite, e que o sinal das outras rádios era muito mais nítido.

Reclamações sobre a transmissão da Rádio Sociedade chegaram até a imprensa: em setembro de 1925, o vice-presidente da International Western Electric Company, em artigo no Correio da Manhã, queixou-se da qualidade da mesma e alegou que a radiotelefonia não tinha grande futuro no Rio. A emissora respondeu no dia seguinte no mesmo diário, alegando que o articulista norte-americano estava usando um aparelho impróprio para a captação do rádio no Brasil.

Alcance intercontinental

A RS podia ser captada em todo o país e mesmo além de suas fronteiras, como mostram as cartas recebidas pela emissora, provenientes das cinco regiões do Brasil e de vários outros países.

CAMPUS Sede: Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro CEP: 21.045-900 Tel.:(0xx21)2598-4242 | Veja a localização dos outros CAMPI da FIOCRUZ
Copyright © Fundação Oswaldo Cruz - Ministério da Saúde - 2004. É permitida reprodução parcial deste sítio, desde que citada a fonte