Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas - SINITOX

Sinitox

O Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas - SINITOX - foi constituído em 1980, pelo Ministério da Saúde, a partir da constatação entre as prioridades do governo, da necessidade de se criar um sistema abrangente de informação e documentação em Toxicologia e Farmacologia de alcance nacional, capaz de fornecer informações sobre medicamentos e demais agentes tóxicos existentes em nosso meio, às autoridades de saúde pública, aos profissionais de saúde e áreas afins e à população em geral.

Nos seus primeiros anos o SINITOX ficou vinculado diretamente à Presidência da FIOCRUZ e, a partir de 1986, foi incorporado à estrutura do Centro de Informação Científica e Tecnológica (CICT/FIOCRUZ).

Em 1985 a FIOCRUZ passou a divulgar, anualmente, os casos de intoxicação e envenenamento humanos registrados pelos Centros de Controle de Intoxicações existentes em nosso país.

O Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas – SINITOX – tem como principal atribuição coordenar o processo de coleta, compilação, análise e divulgação dos casos de intoxicação e envenenamento registrados por uma Rede composta, no ano de 2005, de 36 Centros de Informação e Assistência Toxicológica, localizados em 19 estados brasileiros e no Distrito Federal, conforme a figura abqaixo. O resultado deste trabalho é divulgado através da publicação “Estatística Anual dos Casos de Intoxicação e Envenenamento”.


 

Mapa dos Centros

Rosany Bochner
Coordenadora do SINITOX
Rio de Janeiro, dezembro de 2005

Copyright©2000-2006  Departamento de Computação Científica - DCC / CICT / FIOCRUZ