logomracas fiocruz e gestec e imagem ilustrativa Página Inicial
Título da página Quem Somos

A Coordenação de Gestão Tecnológica - Gestec- é um órgão de assessoria à presidência da Fiocruz, vinculada a Vice-presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) e tem como missão ‘Contribuir para aprimorar a política de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na Instituição, utilizar estrategicamente os mecanismos do Sistema Internacional de Propriedade Intelectual e de transferência de tecnologia, com vistas à efetiva incorporação pela sociedade dos resultados de sua pesquisa’.


A Coordenação assessora dirigentes, pesquisadores e gestores nas atividades relacionadas à propriedade intelectual, transferência de tecnologia, informação tecnológica e coordena o Sistema de Gestão Tecnológica e Inovação da Fiocruz, o Sistema Gestec-NIT. O escopo de atuação da Gestec está explicitado no organograma abaixo:


organograma gestec



Suas competências estão estabelecidas no regimento interno da Fiocruz:
i) proteger o patrimônio intelectual da Fiocruz;
ii) estimular o processo de inovação tecnológica;
iii) estabelecer parcerias junto ao setor produtivo público e privado;
iv) assessorar a presidência, bem como as demais unidades da Fiocruz nas questões concernentes a propriedade intelectual;
iv) representar a Fiocruz, nas suas áreas de competência, perante os órgãos e instituições públicas do poder executivo, legislativo, dos conselhos interministeriais, além de entidades privadas no Brasil e no exterior;
v) participar na elaboração de políticas públicas nas suas áreas de competência.


A Gestec foi criada a partir do Núcleo de Estudos Especiais da Presidência (NEP), fundado em 1986 pelo presidente da Fiocruz Sérgio Arouca e desde então promove esforços para contribuir para que o resultado das pesquisas desenvolvidas na instituição contribua para o Sistema Nacional de Inovação em Saúde. Ao longo de sua história, a Fiocruz, por intermédio da Gestec, vem participando ativamente de capacitação em âmbito nacional e formando massa crítica nas suas áreas de atuação. Durante 10 anos (1997-2007), a Fiocruz coordenou a Rede de Propriedade Intelectual, Cooperação Negociação e Comercialização de Tecnologia do Rio de Janeiro (REPICT).Veja a linha do tempo com os destaques do histórico da Gestec e do Sistema Gestec-NIT.


A Gestec/VPPIS representa a Fiocruz em fóruns de relevância para os países em desenvolvimento tais como: ‘Transferência de tecnologia na perspectiva da saúde pública’ (Uruguai 2010 OMS/OPAS/MS); ‘Cooperação em propriedade intelectual com países africanos’ (Brasil 2010 OMPI/INPI) e em eventos de negócios, tais como: ‘2011 e 2010 BIO International Convention- The global event for biotechnology’ (EUA) e ‘Biopartnering Latin America 2011 e 2010’, BIORIO, Fortec, Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro (REDETEC), comitê temático de Propriedade Intelectual da ANPEI e ABDI são alguns dos fóruns que a Gestec e integrantes do Sistema Gestec-NIT representam a Fiocruz no intuito de constante troca de experiências para o constante aperfeiçoamento do trabalho realizado.


Através do Sistema Gestec-NIT, a Fiocruz apoia eventos, cursos e seminários por todo o Brasil, com o intuito de contribuir para a disseminação da cultura e do conhecimento na área de inovação em saúde.


Atualmente a Gestec está situada na Av.Brasil, 4036, sala 806 (Prédio Expansão Fiocruz) CEP: 21040-361, Manguinhos. O email para contato é gestec@fiocruz.br e o telefone central é (21) 3882-9080/9200.


Para conhecer a Linha do tempo da Gestec, clique aqui.

Para conhecer a equipe da Gestec, clique aqui

Para conhecer os eventos e cursos que a Gestec apoia, clique aqui

Para ver a Gestec e o Sistema Gestec na mídia clique aqui