logomracas fiocruz e gestec e imagem ilustrativa Página Inicial
Título da página O sistema

 

Missão:

Promover a inovação em saúde, por meio da gestão da Propriedade Intelectual e da Transferência de Tecnologia, de forma integrada e articulada com as Unidades da Fiocruz.

 

Visão:

Ser referência até 2022, na gestão de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia no Brasil.

 

O Sistema Gestec-NIT é o Sistema Fiocruz de Gestão Tecnológica e Inovação, coordenado pela Coordenação de Gestão Tecnológica - Gestec/VPPIS. Idealizado após amplo diagnóstico onde foram identificados os entraves que representavam barreiras internas à Fiocruz para obtenção de produtos e serviços para o SUS oriundos do conhecimento gerado na instituição, o novo modelo de gestão tecnológica compreende a implantação de um NIT em cada Unidade Técnico-científica da instituição.


Somam-se a implantação do novo modelo, em 2006, o projeto de reestruturação da Gestec que encontrava-se em curso e as novas oportunidades advindas da aprovação da Lei de Inovação Tecnológica brasileira (Lei 10.973/2004). Diante da estrutura complexa e heterogênea de atuação das diferentes Unidades que compõem a Fiocruz, foi adotada como premissa a dimensão ampliada do conceito de inovação, onde constatou-se que todas as Unidades Técnico-científicas da Fiocruz estão aptas a desenvolverem inovações relevantes sejam elas tecnológicas, organizacionais, educacionais, sociais ou em serviços.


Optou-se por um modelo sistêmico, onde os esforços estão concentrados no uso estratégico do Sistema Internacional de Propriedade Intelectual e da Transferência de Tecnologia assim como da Prospecção interna e externa para a contribuição na geração de inovações em produtos, serviços, processos e métodos com vistas a contribuir para o Sistema de Inovação em Saúde brasileiro.


Para criar um espaço capaz de reunir as vocações, competências e inventividades de cada uma das então dezesseis unidades técnico-científicas da Fiocruz em torno de um esforço de colaboração em rede para a inovação baseado na interação e comunicação, foi criado em 2006 o Sistema Fiocruz de Gestão Tecnológica e Inovação, o ‘Sistema Gestec-NIT’.


Um dos principais diferenciais desta inovação organizacional é a articulação entre as unidades da Fiocruz, separadas até então não só geograficamente mas também pela ausência de informação organizada e centralizada sobre as pesquisas e projetos inovadores em curso na instituição. A partir deste novo modelo sistêmico, cada Núcleo de Inovação tecnológica implementado nas Unidades Técnico-científicas da Fiocruz passa a ser um braço da Gestão da Inovação na instituição. A figura abaixo mostra a configuração do Sistema Gestec-NIT, onde cada ponta da estrela é um NIT e no centro encontra-se a Gestec, que é a base de coordenação do Sistema.


organograma sistema gestec-nit A Gestec NIT-CDTS NIT-IFF NIT-FAR NIT-EPSJV NIT-ENSP NIT-ICC NIT-IRR NIT-ILMD NIT-IGM NIT-IAM NIT-COC NIT-CECAL NIT-BIO NIT-IPEC NIT-Fiocruz Ceará NIT-IOC NIT-Fiocruz Rondônia NIT-ICICT NIT-INCQS NIT- Fiocruz Mato Grosso do Sul


Clique nos Nits para conhecê-los



Os três pilares de sustentação deste Sistema são:


i) ampliação do escopo de atuação & descentralização de atividades da Gestec;


ii) articulação & integração entre os braços do Sistema e a Gestec (núcleo central de gerência) e


iii) capacitação continuada. Ao atuar em rede, o Sistema consegue não só chegar até o pesquisador diariamente para assessorá-lo como também promove ações pró-ativas de prospecção de oportunidades inovadoras dentro de uma ou articulando mais de uma unidade da instituição.


Com a descentralização de atividades, não se formaram estruturas sobrepostas na instituição, a Gestec continua atuando nas suas áreas de competência: Transferência de Tecnologia, Patentes, Informação Tecnológica, Direito de Autor e Proteção de programas de computador. Cada NIT possui atribuições específicas, de acordo com o perfil da Unidade Técnico-científica que ele integra. Cabe à Gestec representar a Fiocruz perante o INPI e demais escritórios oficiais de PI no mundo, seja no depósito de patentes e registros de marcas, seja na redação de patentes e respostas à exigências e na averbação de contratos de Transferência de Tecnologia. A Gestec atua também como escritório de negócios na busca de parcerias para projetos de inovação da Fiocruz, na elaboração e negociação de instrumentos contratuais e no uso da informação tecnológica e inteligência competitiva para a tomada de decisão relacionada a gestão da inovação.


Aos NITs estão atribuídas as competências de interação mais direta com os pesquisadores, para orientar quanto à possibilidade de proteção por propriedade intelectual, auxiliar na identificação de parceiros públicos ou privados para projetos de inovação e na formalização de parcerias, assessorar nas etapas iniciais da negociação de contratos, realizar buscas prévias na literatura de patentes e nas bases de mercado e principalmente a identificação de oportunidades de inovação dentro das Unidades da Fiocruz.


Dentre os indicadores de melhoria na capacidade institucional de Gestão da Inovação propiciada pela implantação do Sistema Gestec-NIT até o momento, podemos citar:

i) Maior reconhecimento do pesquisador sobre a necessidade de uso da Informação contida em documentos de patente para direcionamento de pesquisas;

ii)  Aumento significativo no número de ‘notificações de invenção’ apresentadas à Gestec;

iii) Melhora na qualidade das reivindicações apresentadas no formulário ‘notificação de invenção’;

iv) Aumento de 50% na quantidade de reuniões realizadas com empresas para aferição de oportunidades de realização de pesquisas colaborativas;

v) Formação continuada de recursos humanos para atuar em gestão da inovação e da Propriedade intelectual em todas as Unidades técnico-científicas da Fiocruz;

vi) Aumento do interesse na realização interna de cursos e seminários relacionados à inovação e empreendedorismo.

 

Os NITs integrantes do Sistema Gestec-NIT possuem:


i) Atribuições Gerais, que representam as macro-atividades do Sistema


ii) Atribuições técnicas, que são as atividades da Coordenação de Gestão Tecnológica da Fiocruz (Gestec) que já foram descentralizadas para os NITs.



Coordenadora do Sistema Gestec-NIT: Maria Celeste Emerick

Gerente do Sistema Gestec-NIT: Karla Bernardo Mattoso Montenegro


Equipe do Sistema Gestec NIT