Belisário Penna


Belisário Augusto de Oliveira Penna nasceu em 29 de novembro de 1868, na cidade de Barbacena, Minas Gerais.
Tendo iniciado o curso na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, diplomou-se em 1890 pela Faculdade de Medicina da Bahia.
Em 1903, assumiu o cargo de inspetor Sanitário da Diretoria Geral de Saúde Pública . Dois anos mais tarde foi designado para trabalhar na inspetoria de Profilaxia da Febre Amarela, realizando vários estudos sobre o mosquito transmissor da doença e incorporando- se à campanha chefiada por Oswaldo Cruz para sua erradicação no Rio de Janeiro.
Entre 1907 e 1910, por designação de Oswaldo Cruz, organizou o controle da Malária ao longo da Estrada de Ferro Central do Brasil, acompanhando Carlos Chagas e Lassance, na ocasião em que este descobre a tripanossomíase americana.
Em 1918 foi nomeado diretor do então Serviço de Profilaxia Rural, da Diretoria Geral de Saúde Pública . Entra 1920 e 1922, dirigiu os serviços de saneamento rural do Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP), instalando postos de profilaxia em vários estados brasileiros. Nessa ocasião, entrou em conflito com Carlos Chagas acerca da orientação política a ser impressa no DNSP.
Durante dois breves períodos, em setembro de 1931 e dezembro de 1932, ocupou inteiramente o Ministério da Educação e exonerou-se do DNSP.
Faleceu dia 4 de novembro de 1939, no Rio de Janeiro.


Fim

Fonte - Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz.