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Apresentação

Ensino no IOC

O Instituto Oswaldo Cruz desempenha importante papel na formação de pesquisadores e recursos humanos na área das Ciências Biológicas e Biomédicas e de Educação em Saúde. Desenvolvendo pesquisa básica e novas tecnologias em seus 72 Laboratórios, constitui-se num dos principais centros nacionais de pesquisa e ensino nestas áreas.

A tradição de ensino no IOC começou com a especialização em nível de Pós-graduação, quando foi criado por Oswaldo Cruz, em 1908, o 'Curso de Aplicação de Manguinhos'. Inicialmente destinado a consolidar e a difundir a Bacteriologia como área de conhecimento e base para a investigação biomédica, o curso deu origem aos atuais Programas de Pós-graduação que têm formado recursos humanos em pesquisa para o próprio Instituto Oswaldo Cruz, para outras unidades da Fiocruz e para outras instituições do País e da América Latina. Leia o livro 'Uma Escola para a Ciência e a Saúde - 111 Anos de Ensino no Instituto Oswaldo Cruz' e saiba mais sobre a relevância da área de Ensino no IOC (clique aqui).

Os sete Programas de Pós-graduação Stricto sensu do IOC titularam numerosos mestres e doutores, alcançando, em 2020, a marca de três mil teses e dissertações defendidas. Atualmente, são oferecidos cursos de Mestrado e Doutorado em Biologia Parasitária, Medicina Tropical, Biologia Celular e Molecular, Ensino em Biociências e Saúde, Biologia Computacional e Sistemas e Biodiversidade e Saúde, além de Mestrado Profissional em Vigilância e Controle de Vetores. 

O IOC conta também com quatro Programas de Pós-graduação Lato sensu. O Curso de Especialização em Entomologia é voltado exclusivamente para a área de Entomologia Médica. O Curso de Especialização em Malacologia trabalha com uma perspectiva multidisciplinar e visa à capacitação de recursos humanos para atuarem na elaboração e execução de estratégias de controle de moluscos de importância médica.  O curso de especialização em Ensino de Biociências e Saúde contribui fortemente para a formação continuada de professores de Biologia no Estado do Rio de Janeiro, além da criação de diversos processos e produtos na área de Ensino. Os três cursos são dirigidos, preferencialmente, a profissionais de órgãos governamentais como a Fundação Nacional de Saúde e secretarias estaduais e municipais de Saúde e Educação respectivamente. O curso de Especialização em Ciência, Arte e Cultura em Saúde foi criado em 2009 e busca desenvolver práticas pedagógicas e dar fundamentação teórica para o fortalecimento das políticas de humanização e promoção da saúde do SUS, promovendo visões mais abrangentes e estimulando o diálogo entre os campos do saber.

Com relação aos cursos de Nível Técnico, o Instituto oferece o Curso Técnico em Biotecnologia, cadastrado no MEC desde o ano 2000, que se destina a alunos que concluíram o nível médio, com um ano de duração. O IOC também oferece o Curso de Especialização de Nível Técnico em Biologia Parasitária e Biotecnologia, também com um ano de duração, destinado a egressos de cursos técnicos na área de Saúde.

Os Programas de ensino integram-se às atividades de pesquisa. Os pesquisadores compõem o quadro de docentes dos cursos desenvolvidos e, além de coordenar disciplinas, recebem os alunos em seus Laboratórios para o desenvolvimento de monografias, dissertações, teses e treinamento técnico. Consequentemente, os projetos desenvolvidos pelos alunos acompanham as características das pesquisas desenvolvidas no Instituto, gerando novos conhecimentos e mesmo inovações, visto que algumas teses geram, inclusive, solicitações de patente.

Acompanhando os esforços de desconcentração dos programas de Pós-graduação no país, o Instituto oferece disciplinas e dispõe de orientadores credenciados em diversos estados do país para atender os alunos matriculados em seus cursos que desenvolvem trabalhos de tese fora da sede. 

No campo da atuação estudantil, o IOC conta com representantes dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu, com direito a um assento na Câmara Técnica de Ensino do IOC e a participação no Conselho Deliberativo do Instituto. A representação estudantil também está presente na estruturação de grupos de trabalhos para a discussão e proposição de temas específicos. Em 2009, o Fórum de Integração dos Alunos de Pós-graduação do IOC foi instituído, contribuindo para a interação e a troca de experiências entre discentes, fomentando o debate acerca da vida acadêmica e da política de ensino.

Contatos
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ensino@ioc.fiocruz.br
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Documentação - atendimentoseac@ioc.fiocruz.br

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