Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

CienciArte no Ensino

As Coleções Temáticas dos fascículos “CienciArte no Ensino” são publicadas pelo Setor de Inovações Educacionais do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB) do Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz. Desde 2017 são desenvolvidas em parceria com o IFAC - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, no programa de formação de professores.

A série de fascículos CienciArte no Ensino está composta por cinco Coleções Temáticas, que podem ser encontradas no endereço: www.ioc.fiocruz.br [seção 'Educação em Saúde']. Os fascículos trazem sugestões de atividades práticas nas áreas de biociências e saúde, e são, na maioria, fruto das pesquisas realizadas por mestrandos e doutorandos do Programa Ensino em Biociências e Saúde do IOC.

O acesso é gratuito para download do pdf nos links a seguir. A reprodução é autorizada, desde que com citação da fonte.

Desde 2020 a série é composta pelas seguintes Coleções Temáticas:

• Coleção #1: Criatividade - clique aqui para os fascículos já disponíveis
• Coleção #2: Música e Alegria [disponível on-line em 2022]
• Coleção #3: Saúde e Ambiente - clique aqui para os fascículos já disponíveis
• Coleção #4 Ciências [disponível on-line em 2022]
• Coleção #5 Saúde e Trabalho [disponível on-line em 2022]

Cada fascículo busca promover o diálogo entre a ciência e a arte, reforçando o conceito de CienciArte, do inglês “ArtScience”. São materiais dirigidos a educadores, mas com aplicação possível em público determinado, segundo a faixa etária e o nível do Ensino. Se aplicam ao Ensino Formal, em ambiente escolar, ou ao Ensino Não Formal, incluindo Divulgação Científica e Educação em Saúde.

As coleções estão em permanente crescimento, evolução e atualização. Por isso quando clicar em cada coleção, poderá sempre encontrar novidades.

Os fascículos poderão servir como guia para atividades; porém, mais importante do que segui-los à risca, é criar condições para que a pesquisa científica aconteça de maneira agradável, livre e criativa.

Convidamos os interessados a participar desse diálogo para descobrir e compreender, de maneira simples e lúdica, maravilhas da cultura e da natureza.

As Coleções anteriores também estão disponíveis:

• 2017: Com Ciência e Arte no Ensino: temas geradores em Trabalho, Ambiente e Saúde [4 fascículos - clique aqui]
• 2014: Com Ciência e Arte na Escola: Música no Ensino de Ciências nos eixos dos PCN [8 fascículos - clique aqui]
• 2005: Com Ciência na Escola: Dengue [2 fascículos - clique aqui]
• 2001: Com Ciência na Escola: células e microscópios [3 fascículos - clique aqui]


Para mais informações, entre em contato com o Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos, por meio do email comciencia@ioc.fiocruz.br; cienciartebr@gmail.com

Caso queira contribuir como autor ou divulgador, basta entrar e contato com a equipe editorial, que poderá disponibilizar alguns fascículos impressos.

Equipe editorial - 2021
Tania C. Araujo-Jorge
Rosane M. S. Meirelles
Valéria S. Trajano
Luciana R. Garzoni
Cristine M.L. Andrade
Josina M.P. Ribeiro
Marcelo D.M. Barros

Confira, abaixo, teses e dissertações que desenvolveram, usaram e/ou aplicaram o conceito dos fascículos CienciArte no Ensino:

Marcelo Diniz Monteiro de Barros. O uso da música popular brasileira como estratégia pedagógica para o ensino de ciências. 2014. Tese de Doutorado em Ensino de Biociências e Saúde - Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz, Fundação Oswaldo Cruz. Orientador: Tania Cremonini de Araujo-Jorge - https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13179

Josina Maria Pontes Ribeiro. Agentes de Combate às Endemias no Acre: das histórias de vida à formação profissional. 2017. Tese de Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde - Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz. Orientador: Tania Cremonini de Araujo-Jorge - https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/23819

Claudia L S Mendes. Com Ciência na Escola: a pesquisa científica gerando material para motivação ao ensino de biologia celular. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz. Orientador: Tania Cremonini de Araujo-Jorge

Izabel Cristina Nunes de Araújo. Estudo das concepções de alunos do ensino médio sobre o tema Dengue e elaboração de estratégias educativas. 2006. Dissertação de Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosane Moreira Silva de Meirelles

Vania Lígia Braz Nunes. A prevenção à Dengue na prática de professores em formação educativa .. 2006. Dissertação de Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde - Instituto Oswaldo Cruz-Fiocruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosane Moreira Silva de Meirelles

Lucia Maria Ballester Gil. Desenvolvimento de materiais para educação popular em Dengue: estudo das concepções de estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) em Nova Iguaçu. 2006. 120 f. Dissertação de Mestrado em Ensino de Biociências e Saúde - Fundação Oswaldo Cruz. Orientador: Tania Cremonini de Araujo-Jorge

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos