Ciclistas

Atualmente, a bicicleta é utilizada em larga escala pelo mundo inteiro. Nos países como a China e a Holanda, ela é utilizada como meio de locomoção no trânsito. Na Itália, o ciclismo é um esporte bastante exercitado. No Brasil não é muito diferente. Nós utilizamos a bicicleta como forma de lazer, modalidade esportiva e locomoção. Em algumas cidades como Volta Redonda (RJ) e no estado de Santa Catarina, a bicicleta é muito utilizada como meio de locomoção por trabalhadores e estudantes. Contudo, este deslocamento no trânsito tem gerado conflitos entre ciclistas, pedestres e motoristas causando preocupação para os governos. O número de acidentes tem aumentado significativamente. Diante disso, devemos nos conscientizar e buscar alternativas que previnam tais fatos.

Código de Trânsito Brasileiro
O Atual Código de Trânsito Brasileiro reconhece a bicicleta como veículo, por isso estabeleceu normas de comportamento ao ciclista. Instituindo direitos e deveres a este. Quando falamos em direitos e deveres, não estamos falando simplesmente de normas, muito menos em punições, mas de uma nova cultura para um trânsito seguro.
No Capítulo III, que fala das normas gerais de circulação e conduta, o artigo 58, diz: “Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver Ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.”
O capítulo IV, dos pedestres e condutores de veículos não motorizados, no artigo 68, § 1º fala que: "O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres".
Já o capítulo IX, dos veículos, na Seção I, artigo 96, classifica a bicicleta como veículo de propulsão humana (impulsionado pelo homem) e de transporte de passageiros. A Seção II, artigo 105, inciso VI, pontua os equipamentos obrigatórios para a bicicleta, que são:

  1. campainha;
  2. sinalização noturna dianteira (dispositivo retrorefletor na cor branca ou amarela);
  3. sinalização noturna traseira (dispositivo retrorefletor na cor vermelha);
  4. sinalização noturna lateral e nos pedais (de qualquer cor);
  5. espelho retrovisor ao lado esquerdo.

Recomendações básicas:
Antes de sair pedalando, vamos escrever alguns cuidados básicos:

  1. Use equipamentos de segurança: capacete, óculos ou viseira, cotoveleiras e joelheiras e roupas apropriadas, claras e coloridas para ser melhor visto pelos automóveis.
  2. Ao transitar atrás de um automóvel evite permanecer em ângulos cegos. Tenha cuidado com carros virando à direita, eles podem acidentalmente fechar sua frente, justamente por não verem você no retrovisor. Os veículos não têm uma visão perfeita em relação às bicicletas, o que não permite que o motorista perceba a presença das mesmas. Devemos destacar os ônibus, que devido ao seu tamanho também não percebem a presença de bicicletas.
  3. A bicicleta é um veículo como outro qualquer, e como tal deve obedecer todas as leis de trânsito. Respeite sempre a sinalização, (semáforos, faixas de segurança e placas de regulamentação).
  4. Não transite pela contramão. Se um acidente ocorrer com você na contramão, saiba que não terá direito ao seguro do carro que o atropelou, pois a imprudência foi toda sua.
  5. Circule onde houver ciclofaixas ou ciclovias. Caso contrário, ande sempre pela direita da via junto ao meio-fio e no mesmo sentido desta. Fique o mais à direita possível. A Lei garante: O meio metro da direita de uma via é seu.
  6. Os ciclistas não podem esquecer de que as ruas da cidade não são pistas para manobras, nem são locais apropriados para apostar corrida.
  7. Nunca ande de cabeça baixa, principalmente na rua, olhe para frente e não para as suas pernas ou para a coroa da bicicleta, este ato de ficar olhando para baixo pode causar sérios acidentes.
  8. Sinalize suas intenções usando sinais de braço.
  9. Cuidado ao virar à esquerda. Essa é a manobra que dá mais acidentes no trânsito. Antes de virar sinalize, cuidado com o trânsito atrás de você, atenção ao cruzar o fluxo contrário de trânsito.
  10. Evite ruas muito movimentadas (grandes avenidas, rodovias).
  11. Cuidado com veículos estacionados, uma porta pode se abrir a qualquer momento!
  12. Atenção com saídas de garagem.
  13. Mantenha fila única quando estiver em grupo.
  14. Use sempre o capacete. No caso de queda ou colisão quase sempre batemos a cabeça no chão.
  15. Antes de sair para treinar informe aos amigos ou à família onde vai pedalar e que horas pretende regressar.
  16. Respeite sempre o pedestre, não transite pelas calçadas, dê preferência de passagem a ele, quando estiver atravessando a via, seja na faixa a ele destinada ou não.
  17. Evite sair em estradas ou em trilhas sozinho. Em caso de quebra da bicicleta, acidente ou problemas de saúde, será mais fácil se você estiver acompanhado.
  18. Para pedalar a noite fique o mais visível possível. Uma luz vermelha na traseira é muito importante, assim como materiais refletivos distribuídos pela bicicleta ou na roupa. O melhor ainda seria um pequeno farol na frente da bicicleta.
  19. Treine pôr e tirar o cantil do seu suporte sem tirar os olhos da estrada. Isso evita quedas.
  20. Toda bicicleta tem um número de quadro, normalmente colocado na parte de baixo da caixa do movimento central. Tire um decalque com lápis e mantenha em casa junto com o recibo/nota da bicicleta.
  21. Deixe sempre na sua bolsa de selim ou pochete uma nota de R$ 5,00 ou R$ 10,00 juntamente com um cartão de telefone, um xerox do RG com o seu número de telefone, nunca se sabe quando teremos que encarar uma emergência.
  22. Luvas e óculos são acessórios de proteção e não simplesmente acessórios.
  23. Nas trilhas ou na estrada os óculos protegem o ciclista de insetos, chuva, vento e de areia. As luvas são fundamentais em caso de queda. Nos dão firmeza, mantêm as mãos secas, além de evitar calos.
  24. Use óculos de lente amarela somente em condições de baixa luminosidade, jamais os use em dias ensolarados.
  25. Pneus furam. Acredite. Leve sempre com você pelo menos uma câmara de ar de reserva, espátulas e bomba.
  26. Convém ainda levar um kit de reparo de pneu com alguns reparos, cola e lixa.

Pedalar na chuva

  1. Utilize uma blusa impermeável, a fim de manter a parte superior do corpo seca e aquecida.
  2. É boa hora de usar as luvas para melhorar a aderência com o guidão. Se estiver frio, use luvas de dedo longo são recomendáveis, pois evitam que você perca a sensibilidade das mãos.
  3. Use óculos de lente transparente ou amarela para proteger seus olhos. Usar uma aba no capacete também é muito útil, pois protege seu rosto dos pingos mais grossos.
  4. Pedale com atenção dobrada. A chuva diminui sensivelmente a visibilidade dos motoristas, considere a hipótese daquele motorista com os espelhos e vidros do carro embaçados, você pode se tornar uma presa fácil. Evite pedalar em ângulos cegos dos motoristas, pedale na direita, deixe manobras ousadas para um dia ensolarado em um lugar tranqüilo.
  5. Você pode esvaziar um pouco seus pneus (15-20% da calibragem usual) para garantir uma superfície maior de contato com o solo e assim evitar derrapagens. Redobre sua atenção em curvas e esquinas, freie antes da curva para evitar deslizes.
  6. Os primeiros momentos da chuva são os mais perigosos, pois toda a sujeira acumulada no asfalto, entre elas areia e óleo, que ficam flutuando deixando o piso muito escorregadio. Em ruas de paralelepípedo o perigo triplica, se puder use outro caminho.
  7. Evite pedalar sobre tampões de chapas de metal que se usam para cobrir valetas em obras viárias, quando molhados são lisos como gelo! Atenção também ao passar com a roda dianteira sobre faixas de sinalização no solo e ao cruzar sobre trilhos de trem, eles são muito lisos também.
  8. Cuidado com os freios! Eles funcionam na base do atrito, e a água prejudica esse atrito. Um macete é pressionar ligeiramente os manetes do freio enquanto se pedala, para que na hora em que você precisar deles, eles estarem mais secos e atuarem melhor.
  9. Mantenha sua velocidade baixa e comece a frear antecipadamente aos obstáculos. Aplique os freios com suavidade, dosando a freada para evitar derrapagens.
  • Com chuva muito forte, o melhor mesmo é parar em local seguro, um posto de gasolina, ou sob um viaduto, por exemplo, e esperar até que a chuva passe ou diminua bastante para chegar ao seu destino.