Publicada em: 28/01/2009 às 11:44
1801-1900


A química nos periódicos no século 19
Núcleo de Estudos da Divulgação Científica

Boa parte dos jornais editados ao longo do século 19 publicava seções científicas em pelo menos alguns de seus números. A química era uma das áreas que apareciam como tema de artigos ou notas nesses espaços, em especial na segunda metade do século, quando começam a aparecer seções específicas como "Química Orgânica", "Química Agrícola", "Química Farmacêutica" ou "Química Medicinal".

Os artigos na área, em sua maioria, eram ligados à indústria; poucos voltavam-se à teoria da química, da medicina e da farmácia. Observam-se algumas notícias sobre descobertas ou discussões na área. Há ainda textos sobre história da química – o que mostra o começo da preocupação com a história da ciência –, sobre produtos naturais e, mais raramente, na área de ensino.

A difusão de temas de química nessa época está vinculada às exigências econômicas e sociais e busca sugerir soluções para problemas comuns, alimentícios, mineralógicos, farmacêuticos, medicinais e industriais.

Pode-se afirmar que a química empírica estava presente nas mais diversas atividades sociais, desde a agricultura até a medicina, passando pelas diversas atividades econômicas.

A divulgação da química moderna certamente contribuiu para a sistematização e melhor uso dos conhecimentos, para a satisfação, ainda que precária, das necessidades sócio-econômicas, bem como para sugerir interpretações mais convincentes, à luz dos conhecimentos da época, dos processos da natureza.

Pode-se também concluir que o interesse pelas ciências nos países mais desenvolvidos contribuía para uma atitude semelhante no Brasil, onde a influência francesa era predominante.

Em alguns textos publicados no país aparecem referências a personagens que podemos identificar como químicos ou, pelo menos, como interessados em química: Antoine Baumé, Bertholet, Jean Baptiste Biot, Robert Boyle, Henry Cavendish, Jean-Antoine Chaptal, Jean Baptiste Dumas, Antoine de Fourcroy, René-Just Hauy, Johann Henckel, Antoine Laurent Lavoisier, Joseph Priestley e Louis Jacques Thenard, entre outros.

voltar


Fontes:

SAMPAIO, Nadja Paraense. Palestra proferida na Fiocruz. Rio de Janeiro, 14 ago. 2007.

SANTOS, Nadja P e ALENCASTRO, R Bicca de: Pinto, Ângelo da C. “Jornais científicos brasileiros do século XIX (1813-1889) - Publicações na área da química”. Química Nova. (Submetido)


Brasiliana