Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

TESES E DISSERTAÇÕES

Confira as teses e dissertações produzidas no Laboratório de Pesquisa em Leishmaniose do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz):

2014

Teses de Doutorado

Amanda dos Santos Cavalcanti 2014. Doutorado. Leishmaniose Visceral Canina: correlação da resposta imunológica com a carga parasitária e a variabilidade genética do parasita.. Orientador(es): Renato Porrozzi de Almeida e Milton Ozorio Moraes.

Mariana Côrtes Boité 2014. Doutorado. Desenvolvimento e aplicação de marcadores moleculares para estudos taxonômicos, genéticos e epidemiológicos em Leishmania (Viannia) . Orientador(es): Elisa Cupolillo.

2013

Tese de Doutorado

Norath Natália Gonzalez Caballero 2013. Doutorado. Caracterização transcriptômica e proteômica da glândula de feromônio de Lutzomyia longipalpis (Diptera:Psychodidae).. Orientador(es): Patrícia Cuervo Escobar e Reginaldo Peçanha Brazil.

2011

Tese de Doutorado

Análises multilocus de Leishmania infantum e do complexo Lutzomyia longipalpis no Brasil. Aluno: Gabriel Eduardo Melim Ferreira. Orientadores: Alexandre Afranio Peixoto e Elisa Cupolillo.

Dissertação de Mestrado

Identificación molecular de levaduras del Genero Candida. Aluna: Constanza Giselle Taverna. Orientadora: Elisa Cupolillo.

Desenvolvimento e avaliação comparativa de metodologias baseadas na PCR para o diagnóstico molecular e identificação específica de agentes etiológicos da Leishmaniose tegumentar que circulam em áreas endêmicas brasileiras. Aluna: Grazielle Cardoso da Graça. Orientadora: Elisa Cupolillo.

Avaliação da influência do antimonial e da interação entre cepas no comportamento in vitro de Leishmania (Viannia) guyanensis. Aluna: Hellen Cristina Padilha Ramos. Orientadora: Elisa Cupolillo.

2010

Tese de Doutorado

Caracterização In situ da resposta imune granulomatosa à Leishmania brasiliensis em lesões dérmicas crônicas no primata Macaca mulatta. Aluna: Camila Souza Lemos. Orientadores: Gabriel Grimaldi Filho e Renato Porrozzi de Almeida

2009

Teses de Doutorado

Avaliação do potencial de pequenos mamíferos e importância de animais domésticos na manutenção dos ciclos de transmissão de tripanosomatídeos: Trypanosoma cruzi, Leishmania infantum e Leishmania braziliensis. Aluno: André Luiz Rodrigues Roque. Orientadoras: Ana Maria Jansen Franken e Elisa Cupolillo.

O papel de macrófagos exudativos e residentes do fígado (células de Kupffer) durante a infecção experimental com Leishmania (Leishmania). Aluna: Juliana Dias Costa. Orientadores: Renato Porrozzi de Almeida e Maria de Nazareth Silveira Leal de Meirelles.

Estudo da infecção natural e da genética populacional de espécies domiciliares de flebotomíneos coletados em municípios do Estado do Espírito Santo com ocorrência de Leishmanioses. Aluno: Leonardo de Souza Rocha. Orientadora: Elisa Cupolillo.
 
Dissertação de Mestrado

Caracterização molecular de isolados clínicos de Leishmania braziliensis e Leishmania guyanensis e sua associação com a resposta terapêutica ao antimoniato de meglumina no Brasil. Aluno: David Coe Torres. Orientadores: Elisa Cupolillo e Alberto Martin Rivera Davila.

Caracterização bioquímica, biológica e molecular de espécies de Leishmania (Viannia), Laison e Shaw, 1987. Aluno: Leonardo Alves da Silva. Orientadores: Elisa Cupolillo e Renato Porrozzi de Almeida.

2008

Dissertação de Mestrado

Caracterização biológica, bioquímica e molecular de isolados de Leishmania infantum de diferentes áreas endêmicas do Paraguai. Aluna: Norath Natália Gonzalez Caba. Orientadores: Reginaldo Peçanha Brazil e Elisa Cupolillo.

2007

Teses de Doutorado

Estudo da relação entre o polimorfismo genômico de Leishmania (Viannia) braziliensis e o pleomorfismo da doença em Macaca mulatta. Aluno: Antônio Teva. Orientadores: Gabriel Grimaldi Filho e Elisa Cupolillo.

Análise genotípica e fenotípica de cepas de Leishmania (Viannia) braziliensis isoladas de pacientes com distintas manifestações clínicas de Leishmaniose Tegumentar Americana. Aluna: Patrícia Cuervo Escobar. Orientadores: Octávio Fernandes da Silva Filho e Elisa Cupolillo.

Dissertações de Mestrado

Ensaios com vacinas DNA de Leishmania, expressando o imunógeno protetor tryparedoxin peroxidase/TryP, contra leishmaniose tegumentar no modelo primata Macaca mullata. Aluna: Aline Paula de Oliveira. Orientadores: Renato Porrozzi de Almeida e Gabriel Grimaldi Filho.

Avaliação com ensaios soroimunoenzimáticos de antígenos crus e recombinantes (K26; K39; A2) de Leishmania chagasi como marcadores diagnósticos na leishmaniose visceral canina (LVC). Aluno: Marcos Vinicius Santos da Costa. Orientador: Gabriel Grimaldi Filho.

2006

Dissertação de Mestrado

Dinâmica de formação da reação inflamatória dérmica induzida pela Leishmania (Viannia) braziliensis no modelo primata Macaca mulatta. Aluna: Camila Souza Lemos. Orientadores: Gabriel Grimaldi Filho e Renato Porrozzi de Almeida.


Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360