PRINCIPAL
O Laboratório de Zoonoses Bacterianas do Instituto Oswaldo Cruz (Labzoo/IOC/Fiocruz) dedica-se ao estudo da biologia, patologia, patogênese, epidemiologia, ecologia e diversos outros aspectos da leptospirose e de outras zoonoses relacionadas a bactérias dos gêneros Campylobacter, Yersinia e Listeria. Realiza, entre suas atividades, a caracterização fenotípica e genotípica de cepas clínicas (humanas e animais), alimentares e ambientais, avaliando a incidência desses grupos de bactérias na população, a presença e expressão de genes de virulência e de resistência a antimicrobianos, além de realizar análise filogenética das cepas.
O Labzoo gerencia e mantém o acervo de três coleções credenciadas: a Coleção de Campylobacter (CCAMP), a Coleção de Listeria (CLIST) e a Coleção de Leptospira (CLEP). Este acervo constitui-se de amostras dos gêneros Campylobacter, Listeria, Yersinia e Leptospira, compreendendo estirpes de referência, amostras clínicas (humanas e animais), de origem alimentar e provenientes do ambiente.
Além das Coleções de Culturas Bacterianas, o Labzoo abriga o Serviço de Referência Nacional para Leptospirose em parceria com diversas instituições no Brasil e no exterior e que, desde 2008, tornou-se o quarto Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde em Leptospirose no mundo, atuando especialmente na América Latina e Caribe.
Chefe do Laboratório de Zoonoses Bacterianas
Deyse Christina Vallim da Silva (:: Currículo Lattes)
Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220
| INTRANET IOC
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360