Queimaduras

As residências possuem fontes que podem causar queimaduras. A grande maioria delas está associada aos fatores de risco de incêndios, por este motivo vamos agrupá-los aqui.
É importante prestar atenção as várias situações domésticas que podem causar acidentes envolvendo queimaduras.
Os conhecimentos básicos de primeiros socorros são fundamentais, pois podem salvar uma vida. Procure ler o Manual de Primeiros Socorros da Fundação Oswaldo Cruz.
Consulte também a página http://www.institutoproqueimados.com.br/

Gordura quente
A gordura quente é um fator de risco de acidentes na cozinha.
Se a gordura pegar fogo, jamais jogue água nela. Tente apagar o fogo por abafamento, usando, por exemplo, uma tampa de panela.
Cozinhe, de preferência, nas bocas de trás do fogão. Não deixe as crianças se aproximarem do fogão quando estiver aceso. Mantenha os cabos das panelas sempre virados para dentro do fogão.
Não guarde alimentos, como doces e biscoitos, em prateleiras ou armários sobre o fogão.
Verifique periodicamente a válvula de sua panela de pressão para ver se ela não está entupida, pois esta é a causa da grande maioria das explosões deste tipo de panela.

Utilização do forno
O forno também é outro fator de risco que estaremos discutindo na cozinha.
Cuidado ao acender o fogo do forno.

Botijão de gás
O gás de cozinha é altamente inflamável. Por isso, verifique sempre se não há vazamentos.
Existe uma série de regras de segurança a ser observada no caso de vazamento de gás, porém destacamos a não utilização de fósforos na verificação de vazamentos de gás. Passe espuma de sabão no local suposto; se borbulhar é porque existe vazamento. Usando fósforos, se houver vazamento grande, poderá ocorrer explosão e incêndio.

Alimentos quentes


Cuidado com os alimentos quentes servidos à mesa. Devemos alertar todas as pessoas para o cuidado a ser tomado em relação aos vasilhames e alimentos quentes. Não manuseie líquidos ou comidas quentes próximos às crianças.


Fique atento às crianças pequenas, que podem puxar a toalha, entornando líquidos quentes sobre si mesmas, além do perigo de cortes e perfurações com a louça e os talheres. Não use toalhas compridas na mesa, a fim de evitar que a criança puxe e derrube utensílios quentes.

Substâncias químicas

Existem algumas queimaduras que são causadas por algumas substâncias químicas utilizadas no lar, dentre elas podemos citar as substâncias cáusticas (soda) ou as substâncias químicas corrosivas (ácido sulfúrico). As queimaduras podem ser ocasionadas pelo contato ou projeção destas substâncias.

Ferro elétrico

Ao tender um telefonema ou a campainha de sua porta, desligue imediatamente o ferro, para evitar risco de incêndio. Não deixe o ferro elétrico em uso ou após usá-lo, em lugares que a criança tenha acesso facilmente. Essa condição pode causar sérias queimaduras em sua pele delicada.

Não deixe as crianças brincarem por perto quando você estiver passando roupa nem largue o ferro elétrico ligado sem vigilância. Cuidado com os fios dos outros eletrodomésticos. Se possível, mantenha-os no alto.