A cozinha apresenta um grande potencial de acidente principalmente por ser o local onde as pessoas permanecem a maior parte do tempo, durante o período em que a criança está acordada.
É um local no lar onde ocorre a maior parte dos acidentes domésticos, sejam queimaduras, cortes, incêndios, dentre outros. Junto com os banheiros e as escadas são os locais mais perigosos de uma casa.
Normalmente os adultos, quando estão na cozinha, estão ocupados com a preparação de alimentos e com horários. Nestas ocasiões, geralmente as criança ficam mais livres para exercerem sua criatividade exploratória, porém lembrem-se que crianças não devem permanecer na cozinha.
Para crianças menores, o ideal seria mantê-la sob viligância mais próxima. Geralmente usa-se uma grade proteção (portão baby gate) para bloquear a passagem para a cozinha. Mas como isso nem sempre é possível, ficam aqui algumas sugestões:
Lembre-se: cozinha não é lugar de criança.
Não use avental de plástico ou blusão de nylon quando estiver cozinhando. Também não se deve utilizar toalhas de plástico na cozinha.
Não deixe vasilhames ou talheres de plástico em cima do fogão.
Não transporte vasilhas com água quente da cozinha para o banheiro. Misture a água na própria cozinha, pois sempre há o risco de esbarrar em alguém ou algo, provocando com isto queimaduras graves.
Instrumentos perfurocortantes tais como: facas, chaves de fenda e assemelhados, não devem ser utilizados em substituição ao abridor de latas. Facas afiadas e outros objetos perfurantes devem ser guardados em local apropriado, fora do alcance das crianças.
Quando objetos de vidro, porcelana, lâmpadas quebrarem, reúna imediatamente os cacos e coloque-os em local apropriado, evitando deixá-los espalhados.
Ao colocar uma panela no fogo, verifique se estão bem apoiadas e com os cabos virados para dentro. Os cabos das panelas devem estar posicionados desta forma para evitar que elas caiam sobre seu corpo. Lembre-se ainda que crianças curiosas podem puxá-los e se acidentar. Dentre as panelas de maior risco na cozinha, destacamos a panela de pressão. Verifique sempre a válvula de segurança. O vapor interno provoca queimaduras e até explosão. A panela só pode ser aberta após deixar o vapor sair e depois de resfriada. |
Ao cozinhar ou fritar alimentos devemos ter o maior cuidado. Preste atenção no momento de colocar estes alimentos na gordura quente, não os jogue dentro da panela, procure colocá-los suavemente. Outra regra básica não coloque alimentos molhados para fritar.
Se a gordura pegar fogo, jamais jogue água nela. Tente apagar o fogo por abafamento, usando, por exemplo, uma tampa de panela.
Antes de acender o fogo, abra a porta do forno, pegue o fósforo ou acendedor e só então ligue o gás. Fazer isso na ordem inversa pode resultar em acidente com sérias queimaduras de face e braço.
Todo cuidado em relação às crianças pequenas deve ser tomado, durante e após a utilização dos fornos, porque sua estrutura externa estará bastante aquecida.
Ao terminar o uso do forno deixe sua porta aberta por alguns minutos para a saída dos gases. Esta é uma medida que ajuda a prevenir a corrosão das paredes internas do forno.
Como acender o fogão e o forno
Existe uma regra básica e muito simples que evita que acidentes ocorram: acender o fósforo antes de girar o botão dos acendedores de gás. Se você girar o botão primeiro, o gás começa a sair imediatamente, o que pode ser perigoso. Portanto só abra o registro de gás, após acender o fósforo. No caso do forno, antes de acender o fósforo, abra a porta do forno. Depois aproxime o fósforo aceso do queimador que vai ser usado e só então gire o botão do queimador ou do forno.
Esta também é uma regra básica a ser observada para o acendimento do sistema de aquecimento de água dos banheiros.
Como os botijões de gás representam um risco no lar, devido aos inúmeros acidentes causados pelo manuseio inadequado, iremos destacá-lo. Aconselhamos a leitura do hipertexto específico.