ARTIGOS CIENTÍFICOS
Confira a lista dos artigos publicados em periódicos indexados pelos pesquisadores do Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz):
2014
Indexado (fator de impacto >=1 e < 2,71)2013
Indexado (fator de impacto < 1 ou sem FI)
Luz MRMP, Oliveira, G. A., Da Poian, A. T. 2013. Glucose as the sole metabolic fuel: Overcoming a misconception using conceptual change to teach the energy-yielding metabolism to Brazilian high school students. Biochem Mol Biol Edu 41: 224-231.
Indexado (fator de impacto >=1 e < 2,71)
Rolando LGR, Salvador, D.F., Luz MRMP 2013. The use of internet tools for teaching and learning by in-service biology teachers: A survey in Brazil. Teach Teach Educ 34: 46-55.
2012
Indexado (fator de impacto < 1 ou sem FI)
Waizbort RF 2012. A descoberta do ambiente biológico. Bol Mus Para Emílio Goeldi Cienc Hum 7: 613-617.
Figueira-Oliveira D, Mendonça CC, Meirelles RM, Coutinho CM, Araújo-Jorge TC, Luz MR 2012. Construção de espaços de escuta, diagnóstico e análise coletiva de problemas de saúde pública com a linguagem teatral: o caso das oficinas de jogos teatrais sobre a dengue. Interface (Botucatu) 16: 929-941.
Waizbort R 2012. O progresso do homem brasileiro pelo mecanismo de seleção natural em Miranda Azevedo. Sci Stud 10: 327-353.
Carvalho AL, Waizbort R 2012. Os mártires de Bernard: a sensibilidade do animal experimental como dilema ético do darwinismo na Inglaterra vitoriana. Sci Stud 10: 355-400.
Qualis A2
Legey AP, Chaves R, Mól AC, Spiegel CN, Barbosa JV, Coutinho CM 2012. Avaliação de saberes sobre célula apresentados por alunos ingressantes em cursos superiores da área biomédica. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências 11: 203-224.
Qualis B1
Vincent BR, Luz MR, Martinez-Silveira MS, Camacho LA 2012. Competência em informação e uso do portal Capes: desafios para os programas brasileiros de pós-graduação em saúde coletiva. Revista Brasileira Pós-Graduação 9: 401-421.
Qualis B2
Nicolini LB, Costa LO, Waizbort RF 2012. A necessidade de inserção do processo de seleção sexual nos livros didáticos do ensino médio. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia 5: 181-193.
2010
Carvalho AL, Waizbort R 2010. A dor além dos confins do homem: aproximações preliminares ao debate entre Frances Power Cobbe e os darwinistas a respeito da vivissecção na Inglaterra vitoriana (1863-1904). Hist cienc saude-Manguinhos 17: 577-605.
Observação: A criação do Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências IOC foi ratificada pelo Conselho Deliberativo do Instituto em 2009, após Processo de Recredenciamento dos Laboratórios do IOC. Leia mais sobre o Processo de Recredenciamento dos Laboratórios do Instituto.
Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220
| INTRANET IOC
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360