Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
BUSCA NA BASE:
Livros, Teses, Dissertações, Artigos e Periódicos, Áudio e Vídeo e Textos Completos.

Gaspar Vianna

Gaspar Vianna nasceu em 11 de maio de 1885, no Pará. Transferindo-se para a então Capital Federal, Rio de janeiro, se inscreveu em 1903, prestes a completar 18 anos, na Faculdade de Medicina. Tanto se destacou, que antes mesmo de se formar passou a lecionar, em aulas particulares, histologia para os alunos do 2º ano.
 
Em 5 de junho de 1909, obteve o grau de Doutor em Medicina, pela Faculdade de Medicina. Obtido o diploma, continuou trabalhando sob a direção de Juliano Moreira, no Hospital Central de Alienados, na Praia Vermelha, desta vez como assistente, cargo conseguido por concurso, quando ainda era estudante. Mas no ano seguinte, um convite de Oswaldo Cruz o trouxe para Manguinhos, onde fez num curto espaço de tempo notáveis pesquisas e dedicou-se ao estudo da Doença de Chagas, recém-descoberta.
 
Foi o primeiro a descrever as lesões anatomopatológicas da doença, especialmente as de forma aguda, no homem, e as da doença experimental, no gato e na cobaia. Era tão dedicado que trabalhava até alta madrugada, só voltando para casa nos fins de semana.
 
Em 1912, apresentou ao VII Congresso Brasileiro de Medicina e Cirurgia o trabalho sobre o tratamento da Leishmaniose pelo tártaro emétrio.
 
Em abril de 1914, sofreu um grave e imprevisto acidente durante uma necroscopia. Após abrir uma caixa torácica de um cadáver tuberculoso, ao incisar a pleura, uma grande quantidade de líquido existente dentro da cavidade o contaminou comprometendo sua meninges. Antes do acidente, Gaspar Vianna gozava de ótima Saúde.

Morreu no dia 15 de junho de 1914.

(Texto elaborado pelo Museu da Vida/COC)

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos - RJ - Brasil - CEP 21040-360| Tel.: (21) 3865-3201 | e-mail: bibmang@icict.fiocruz.br | Horário de funcionamento: De 2ª a 6ª-feira das 8h às 17h