Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
BUSCA NA BASE:
Livros, Teses, Dissertações, Artigos e Periódicos, Áudio e Vídeo e Textos Completos.

Centro de Documentação em Inovação e Propriedade Intelectual da Fiocruz

Publicada em: 01/03/2017
Rosicler Magalhães

Documentação em Inovação e Propriedade Intelectual da Fundação Oswaldo Cruz é um dos novos desafios da Biblioteca de Manguinhos, que consiste na organização de um acervo de livros, periódicos, teses, dissertações, monografias, documentos governamentais e outros textos relacionados à inovação e à propriedade intelectual em saúde. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Rede Gestec-Nit, que faz parte da Assessoria de Gestão Tecnológica da Fiocruz, e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A intenção é criar um espaço para a pesquisa, a preservação e difusão do patrimônio documental da Fiocruz, bem como identificar as possibilidades de proteção do fruto das pesquisas e suas patentes. A expectativa do projeto é que este acervo esteja disponível para consulta na Biblioteca, o que representa um avanço para reduzir a carência de acervos sobre propriedade intelectual na América Latina.

Novas Aquisições

 


Visão de Brasil: estratégia de desenvolvimento industrial, com maior inserção internacional e fortalecimento da competitividade. E o povo vai às ruas – a terra treme.

Publica o conteúdo da Abertura e do Painel I da Seção Especial do Fórum Nacional, realizado em 18 e 19 de setembro de 2013, que partiu da ideia de que o Brasil precisa de uma nova visão estratégica para o Desenvolvimento Industrial, com maior inserção internacional e fortalecimento da competitividade.
Referência: FÓRUM NACIONAL, 2013, Rio de Janeiro. [Anais...]. Rio de Janeiro: INAE, 2013.
LOCALIZAÇÃO: CDTS 330.981 F745v.

 


Estratégias de desenvolvimento, política industrial e inovação: ensaios em memória de Fabio Erber.

Reúne ensaios sobre questões de teoria e política econômica, escritos em homenagem a Fabio Erber. Apresenta  um interesse histórico por mostrar a evolução de ideias e enfoques pioneiros, principalmente, sobre desenvolvimento, dinâmica e política industrial e tecnológica.
Referência: MONTEIRO FILHA, D.; PRADO, L. C D.; LASTRES, H. M. M. (org.). Estratégias de desenvolvimento, política industrial e inovação: ensaios em memória de Fabio Erber. Rio de Janeiro: BNDES, 2014.
LOCALIZAÇÃO: CDTS 330 E822
.

 


Informe anual 2012-2013: Innovaciones para pacientes olvidados

Apresenta as principais conquistas da Drug for Neglected Diseases Initiative da América Latina e atividades relacionadas com a P&D. Oferece ampla informação sobre a performance da organização e as últimas conquistas alcançadas na área das doenças negligenciadas.
Referência: BRASIL. Drug for Neglected Diseases Initiative. Informe anual 2012-2013: Innovaciones para pacientes olvidados. Rio de Janeiro, 2013. 64 p.
LOCALIZAÇÃO: CDTS 616.9604 D794i

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos - RJ - Brasil - CEP 21040-360| Tel.: (21) 3865-3201 | e-mail: bibmang@icict.fiocruz.br | Horário de funcionamento: De 2ª a 6ª-feira das 8h às 17h