Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
BUSCA NA BASE:
Livros, Teses, Dissertações, Artigos e Periódicos, Áudio e Vídeo e Textos Completos.

Obras raras

Publicada em: 15/09/2017
rosicler Magalhães

Consciente do papel do livro na formação e desenvolvimento do espírito científico, Oswaldo Cruz, no final de 1909, contratou Assuerus H. Overmeer, livreiro holandês, conhecedor de diversos idiomas, a quem foi entregue a organização da Biblioteca Manguinhos, transformando-a numa das maiores bibliotecas especializadas da América Latina, e aqui permanecendo até sua morte, em 1944.

 

Overmeer foi auxiliado pelos técnicos do Instituto, entre os quais estava Arthur Neiva, uma das maiores autoridades em Entomologia, que selecionou títulos em História Natural, adquiriu obras consideradas raras ou valiosas, não só por seu conteúdo e valor intrínseco, como por sua antigüidade.

 

Entre as obras mais antigas do acervo, encontra-se o primeiro tratado sobre História Natural do Brasil, de autoria de Willem Piso e Georg Marggraf, denominado Historia Naturalis Brasiliae (1648). Outra obra, um manuscrito jesuíta do ano de 1703, contém a descrição de várias ervas e receitas utilizadas na terapêutica das doenças que acometiam os habitantes do Brasil Colônia. Um conjunto documental do século XIX é atribuído aos viajantes que percorreram as terras brasileiras e americanas, deixando inúmeras anotações e iconografias sobre as paisagens e os costumes dos povos.

 

O setor de Obras Raras A. Overmeer possui cerca de 600 títulos de revistas científicas internacionais e nacionais de reconhecido valor histórico. Estão guardados nesse conjunto importantes periódicos brasileiros dos séculos XVIII, XIX e XX. O setor de Obras Raras, situado no Pavilhão Mourisco, possui  um diversificado acervo bibliográfico (livros, periódicos, teses, folhetos etc.) que remonta ao século XVII.

 

A consulta, permitida à comunidade técnico-científica e acadêmicos de graduação e pós-graduação, é realizada no Salão de Leitura a partir do catálogo eletrônico disponível nos terminais de computadores locais, através da Internet.

 

A consulta será feita mediante preenchimento de formulário específico, com supervisão dos funcionários da Seção. Poderão ser consultadas até três publicações por vez. O acervo de obras raras não é objeto de empréstimo. O usuário deverá utilizar apenas lápis para suas anotações.

 

Para consultar o acervo é necessário o agendamento prévio por telefone, e-mail ou pessoalmente. Telefone: (21) 2598-4460 E-mail: obrasraras@icict.fiocruz.br.

 

Consulte o acervo de Obras Raras.

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos - RJ - Brasil - CEP 21040-360| Tel.: (21) 3865-3201 | e-mail: bibmang@icict.fiocruz.br | Horário de funcionamento: De 2ª a 6ª-feira das 8h às 17h