Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
BUSCA NA BASE:
Livros, Teses, Dissertações, Artigos e Periódicos, Áudio e Vídeo e Textos Completos.

“Proteção social em saúde” norteia o programa científico do CRICS9

Publicada em: 19/04/2010
Igor Cruz

Como resultado da I Reunião do Comitê Científico do CRICS9 realizada online em 9 e 10 de março de 2010 teve inicio o trabalho para definição a estrutura de painéis e conferências do programa científico do 9º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS9) a se realizar nos dias 23 e 24 de novembro de 2010. Precederá o evento a 6ª Reunião Regional de Coordenação da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS6) que acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro.

A organização do CRICS9 no Chile se desenvolve sob a liderança do Ministério da Saúde do país, com a coordenação e gestão operacional do evento a cargo do Fondo Nacional de Salud (FONASA). As instituições atuam em cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) através sua Representação no Chile e do Centro Latino-Americano de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS), com o apoio de uma rede de instituições nacionais dos países latino-americanos e organizações internacionais.

Desde sua primeira edição em outubro de 1992, o CRICS tem sido realizado a cada dois ou três anos e se consolida como um dos mais importantes congressos de informação científica na área de saúde. O evento é de amplitude global, estende e diversifica seus temas e participantes convidados ao longo destes 18 anos revisando e analisando o estado da arte em informação e comunicação científica.

O evento também objetiva analisar a função essencial da informação e do conhecimento nas políticas e nas práticas de saúde pública com enfoque no tema selecionado. O CRICS gera propostas de alternativas para disseminar e operar a informação por meio de redes sociais de indivíduos e instituições para a construção de espaços comuns de intercâmbio e produção cooperativa de produtos, serviços e eventos, entendidos estes como bens públicos regionais e globais para a interação entre os diversos atores sociais. O congresso também apresenta o estado da arte no uso de tecnologias para a gestão de produtos, serviços, eventos e processos de informação, conhecimento e evidência científica.

Neste sentido, em 2010 o programa científico do CRICS se relaciona aos marcos teóricos e de trabalho dos campos da informação científica e técnica com foco na proteção social em saúde.

O Comitê Científico que está trabalhando na definição da programação do evento foi formado por Hernán Monastério, ex-diretor do FONASA do Ministério da Saúde do Chile; Miguel Angel Fernandez Pastor, Diretor da Conferência Interamericana de Seguridade Social (CISS); Alberto Pellegrini Filho, coordenador do Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (CEPI-DSS) da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz); Pedro Urra, Diretor do Infomed do Ministério de Saúde Pública de Cuba; Maria Cecilia Acuña, gerente do Programa de Proteção Social em Saúde/Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS/OMS. Por parte da BIREME, Abel Packer, Diretor e Coordenador do Comitê.

Como resultado da proposta definida pelo comitê, o evento promoverá discussões sobre as novas condições e sobre os desafios que surgem com o avanço da sociedade do conhecimento e seu impacto no desenvolvimento da proteção social em saúde. Essa abordagem inclui as estratégias e as tecnologias de acesso, geração, disseminação e utilização de informação e conhecimento que permitam o fortalecimento da capacidade dos governos e das comunidades para implementar políticas de proteção social em saúde mais efetivas e inclusivas.

O programa científico do CRICS9 está estruturado por uma conferência de abertura, que será realizada na noite de 22 de novembro, seguida de oito painéis nos dias 23 e 24 de novembro, com quatro painéis por dia, nos períodos da manhã e tarde. Cada painel terá um coordenador e três conferencistas, que deverão cobrir com uma temática bastante diversificada a amplitude e a complexidade do tema de informação e conhecimento para a proteção social em saúde.

Deste modo, os temas específicos dos painéis abordarão e problematizarão os diferentes componentes das políticas, dos programas e das ações de proteção social em saúde na sociedade contemporânea. Também considera como a informação e o conhecimento, as redes e as tecnologias da informação contribuem para fortalecer as ações de governo, dos cidadãos e das comunidades, em um contexto de disseminação e adoção dos direitos em saúde, de novas formas de coesão social, solidariedade, inclusão e o combate às inequidades em saúde.

A agenda online do CRICS9 traz os temas dos painéis e das conferências aprovadas pela I Reunião do Comitê Científico do CRICS9. Siga o evento no Twitter e acompanhe as atividades preparativas para o evento.

Fonte: Newslleter BVS

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos - RJ - Brasil - CEP 21040-360| Tel.: (21) 3865-3201 | e-mail: bibmang@icict.fiocruz.br | Horário de funcionamento: De 2ª a 6ª-feira das 8h às 17h