Escada

As escadas devem ser construídas com largura mínima de 0,80m, e, quando ultrapassar 2,5 m de altura, deve possuir um patamar no meio, com dimensões mínimas de 0,80m por 0,80m.

Os degraus devem conservar a proporção conveniente em que o piso do degrau não seja menor que 0,27m (medidas padrões de 0,28 a 0,32 m de profundidade). O espelho do degrau não deve ter altura superior a 0,18 m e o piso deve ter material anti-derrapante.

Em escadas vazadas, o risco de quedas é maior porque os pés podem ficar presos entre os degraus.

O corrimão é fundamental. O apoio ser colocado nos dois lados da escada a uma altura de 1,00m de altura do piso e a inclinação deve ser de 30°a 35°.

Os corrimãos de madeira não devem apresentar farpas, saliências ou emendas.

Observar o material utilizado na confecção da escada, pois se estes forem escorregadios, recomenda-se a utilização de fita antiderrapante na beirada de cada degrau da escada, a fim de evitar escorregões e quedas.

Nas escadas vazadas e em casa onde há a presença de crianças recomenda-se a colocação de grade de proteção (portão baby-gate) no alto da escada, como uma medida de segurança.

As escadas móveis, de 3 a 5 degraus, mais utilizadas nos afazeres domésticos, devem ser firmes e estarem escoradas. Nunca utilize o último degrau e nem tente alcançar além do comprimento do braço.

As escadas móveis devem ser rígidas, estáveis e providas de dispositivos que a mantenham com abertura constante, além de possuir:

Nunca utilize estas escadas junto a redes e equipamentos elétricos desprotegidos.