Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

TESES E DISSERTAÇÕES

Confira as teses e dissertações produzidas no Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz):

2014

Dissertações de Mestrado

Daiana Rangel de Oliveira 2014. Mestrado acadêmico. Estresse psicossocial no trabalho e satisfação profissisonal em enfermeiros. Orientador(es): Lucia Rotenberg e Rosane Harter Griep.

Luciana Abrão Lougon Soares 2014. Mestrado acadêmico. A facilitação da aprendizagem significativa do tema fungos no segundo segmento do ensino fundamental. Orientador(es): Evelyse dos Santos Lemos.

Olga Veloso da Silva Oliveira 2014. Mestrado acadêmico. As estratégias coletivas de defesa elaboradas pelos trabalhadores de enfermagem no contexto hospitalar brasileiro - uma revisão integrativa. Orientador(es): Lucia Rotenberg.

Thaís Aparecida de Castro Palermo 2014. Mestrado acadêmico. Associação entre o tempo de cochilo durante o plantão noturno e a recuperação após o trabalho entre enfermeiros de hospitais públicos de grande porte no Rio de Janeiro. Orientador(es): Rosane Harter Griep.

Teses de Doutorado

Adenilda Teixeira Arruda 2014. Doutorado. O Trabalho Noturno e o Sofrimento Psíquico de Profissionais de Saúde em Dois Hospitais de Manaus. Orientador(es): Lucia Rotenberg e Rosane Harter Griep.

Claudia Mercedes Mora Cárdenas 2014. Doutorado. Aconselhamento pré-teste anti-HIV: um estudo sobre a prática e o saber fazer. Orientador(es): Simone Souza Monteiro.

Kãli Siqueira da Costa Marques 2014. Doutorado. Associação do trabalho noturno e obesidade em profissionais de enfermagem. Orientador(es): Rosane Harter Griep.

Karla de Araújo do Espírito Santo Pontes 2014. Doutorado. Dando nó em pingo d água: os nós da enfermagem em uma Unidade Neonatal a partir do ponto de vista da atividade. Orientador(es): Lucia Rotenberg.

Zilene Moreira Pereira 2014. Doutorado. Sexualidade e Gênero na Pesquisa e na Prática de Ensino em Biociências e Saúde. Orientador(es): Simone Souza Monteiro.

2013

Dissertações de Mestrado

Bartira dos Reis Rocha Cezar 2013. Mestrado acadêmico. Corpo, Sexualidade, Gênero e as Mediações Culturais em revistas femininas juvenis: possibilidades de uso para o ensino não-formal. Orientador(es): Eliane Portes Vargas.

Joyce Frade Alves do Amaral 2013. Mestrado acadêmico. A identidade da área de ensino de ciências e matemática: reflexões a partir dos seus programas de pós-graduação centrados nas biociências e ou saúde. Orientador(es): Evelyse dos Santos Lemos.

Patricia Passaro da Silva Toledo 2013. Mestrado acadêmico. Diversidade Sexual: problematizando as identidades na experiência escolar a partir do ensino em saúde.. Orientador(es): Eliane Portes Vargas.

Tese de Doutorado

Audrey Vidal Pereira 2013. Doutorado. Os tempos e as relações de gênero: o cotidiano de enfermeiras e enfermeiros a partir do tempo de trabalho no hospital. Orientador(es): Lucia Rotenberg.

2012

Dissertações do Mestrado

A visão de estudantes sobre drogas: Subsídios para ações orientadas pela redução de danos
Autora: Mariana Adade Pampolha da Silva. Orientadora: Simone Souza Monteiro

Potencialidades e Limites do Ensino das Doenças Sexualmente Transmissíveis: um estudo qualitativo na perspectiva socioantropológica
Autora: Roberta Ribeiro de Cicco. Orientadora: Eliane Portes Vargas

2011

Teses de Doutorado

Capacidade funcional de idosos hipertensos e/ou diabéticos em Belém: implicações para a Enfermagem. Aluna: Maria Izabel Penha de Oliveira Santos. Orientadora: Rosane Harter Griep.

Alfabetização Científica para alunos de ensino médio em encontros científicos da área de Biociências: Reflexões à Luz da Teoria da Aprendizagem Significativa Subversiva. Aluna: Michele Marques Longo. Orientadores: Evelyse dos Santos Lemos e Mauricio Roberto Motta Pinto da Luz.

Biomonitoramento das Águas: Estratégias para Prática de Ensino. Aluno: Riccardo Mugnai. Orientadores: Julio Vianna Barbosa e Darcilio Fernandes Baptista.

Dissertações de Mestrado

Doença: decifrando este enigma - desenvolvimento de um tema complementar à disciplina Biologia no ensino médio. Aluno: Carlos Alberto Vasconcelos Freitas. Orientadores: Julio Vianna Barbosa e Elizabeth Ferreira Rangel.

Condicionantes do Diagnóstico Tardio do Câncer de Colo de Útero na Perspectiva de Mulheres Atendidas no Inca: contribuições da abordagem qualitativa. Aluna: Gabriela Rangel de Moura Santos. Orientadora: Eliane Portes Vargas.

O ensino e a aprendizagem significativa da célula no contexto da disciplina Biologia do primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública do Rio de Janeiro. Aluna: Karla Maria Castello Branco da Cunha. Orientadoras: Evelyse dos Santos Lemos e Rosane Moreira Silva de Meirelles.

Avaliação das qualidades psicométricas da versão brasileira do Índice de Capacidade para o Trabalho. Aluno: Sérgio Henrique Almeida da Silva Júnior. Orientadora: Rosane Harter Griep.

Imunostase - Uma atividade lúdica para o ensino de Imunologia. Aluna: Viviane Abreu de Andrade. Orientador: Julio Vianna Barbosa.

2010

Tese de Doutorado

A construção do sentido da terminologia da hanseníase pela população atendida em unidades de saúde do Rio de Janeiro. Aluna: Adriana Kelly dos Santos. Orientadora: Simone Souza Monteiro.

Dissertações de Mestrado

Mulheres no Voltante - Uma análise de gênero, saúde e trabalho em mulheres motoristas urbanos na cidade do Rio de Janeiro. Aluna: Danielle Vellozo. Orientadora: Lúcia Rotenberg.

Mulher, trabalho e família: reflexões sobre o cotidiano de mulheres submetidas a horários de trabalho não usuais. Aluna: Flaviany Ribeiro da Silva. Orientadora: Lúcia Rotenberg.

Jovens Multiplicadores de um Programa de Prevenção de DST/Aids no estado do Rio de Janeiro: uma análise da experiência da educação entre pares. Aluna: Rosângela de Fátima Campos Rosa. Orientadora: Simone Souza Monteiro.

Estudo das percepções de estudantes da rede pública e da helmintofauna associada aos caramujos africano Achatina fulica em Barra do Piraí, RJ, subsídios para uma intervenção educativa. Aluna: Zilene Moreira Pereira. Orientadoras: Simone Souza Monteiro e Silvana Aparecida Rogel Carvalho Thiengo.

A evolução da aprendizagem significativa da biomecânica em um contexto de formação inicial de professores de Educação Física. Aluna: Rachel Saraiva Belmont. Orientadora: Evelyse dos Santos Lemos.

2008

Tese de Doutorado

Conhecimentos, atitudes e práticas acerca do rastreamento do câncer de próstata entre homens de comunidade de Juiz de Fora, MG. Aluna: Elenir Pereira de Paiva. Orientadora: Rosane Harter Griep.

Dissertações de Mestrado

Avaliação de materiais educativos sobre prevenção e controle de parasitoses intestinais em comunidades situadas no campus da Fiocruz, em Jacarepaguá, RJ. Aluna: Marceli Fernandes Gusmão. Orientador: Júlio Vianna Barbosa.

Turno de trabalho e automedicação entre trabalhadores de enfermagem de hospitais públicos no Rio de Janeiro. Aluna: Aline de Abreu Reis. Orientadora: Rosane Harter Griep.

A contribuição da visita ao Museu da Vida para a formação de concepções sobre saúde: uma experiência com jovens do projeto ciência e sociedade. Aluna: Vânia da Rocha. Orientadoras: Evelyse dos Santos Lemos e Virgínia Schall.

2007

Dissertações de Mestrado

Apoio social e rastreamento de câncer uterino e de mama entre trabalhadoras de enfermagem. Aluna: Isis Teixeira e Silva. Orientadora: Rosane Harter Griep.

Caramujo Africano (Achatina Fulica): os discursos da mídia e os conhecimentos e práticas de controle por parte dos agentes comunitários de saúde e moradores de Inhoaíba, Rio de Janeiro. Aluna: Maria Fernanda Furtado Boaventura. Orientadora: Silvana Thiengo e Simone Monteiro.

2006

Tese de Doutorado

Construção de um modelo de avaliação das ações de prevenção das DST/Aids: Um estudo de caso no município do Rio de Janeiro. Aluna: Marly Cruz. Orientadoras: Simone Monteiro  e Elizabeth Moreira

Dissertações de Mestrado

Formação continuada em pediculose: Quando o piolho invade a aula e o professor afasta o aluno. Aluna: Edinéa Jerônimo dos Santos de Souza Andrade. Orientador: Júlio Vianna Barbosa.

Educação em Saúde: Informação versus mudança de comportamento. Aluna: Pércide Verônica da Silva Cunha. Orientador: Júlio Viana Barbosa.

Ambiente e organização do trabalho docente em escolas municipais do Rio de Janeiro: Um estudo exploratório sob o ponto de vista da saúde. Aluno: Roberto Adão. Orientadora: Lúcia Rotenberg.

Prevenção da Esquistossomose no contexto escolar: Avaliação de um jogo educativo em Sumidouro, RJ. Aluna: Tatiana Figueiredo de Oliveira. Orientadora: Simone Monteiro.


Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360