TESES E DISSERTAÇÕES
Confira as teses e dissertações produzidas no Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz):
2014
Dissertações de Mestrado
Anunciata Cristina Marins Braz Sawada 2014. Mestrado acadêmico. A experiência da disciplina Ciência e Arte I: um diálogo entre cientistas, artistas e educadores no IOC. Orientador(es): Tania Cremonini de Araujo Jorge e Francisco Romão Ferreira.Teses de Doutorado
Marcelo Diniz Monteiro de Barros 2014. Doutorado. O uso da música popular brasileira como estratégia para o ensino de ciências. Orientador(es): Tania Cremonini de Araujo Jorge.2013
Dissertações de Mestrado
Elaine Cristina Pereira Costa 2013. Mestrado acadêmico. “Jogando água”: explorando as potencialidades do jogo como material paradidático. Orientador(es): Rosane Moreira Silva de Meirelles.
Juliana Macedo Lacerda Nascimento 2013. Mestrado acadêmico. Conceito de Mutação Biológica: influências e potencialidades no Ensino de Ciências. Orientador(es): Rosane Moreira Silva de Meirelles.
Synara Nô Seara Cordeiro 2013. Mestrado acadêmico. Estudo das células T reguladors Foxp3+ na infecção experimental por Trypanosoma cruzi . Orientador(es): Andrea Henriques Pons.
2012
Dissertações de MestradoA percepção de meio ambiente por alunos do EnsinoFundamental com referência na Educação Ambiental Crítica
Autora: Luciana dos Santos Garrida. Orientadora: Rosane Moreira Silva de Meirelles
Participação da via da autofagia na diferenciação de mioblastos de músculo esquelético
Autora: Aline Araújo da Silva. Orientadora: Andrea Henriques PonsTeses de Doutorado
Ensino de Ciências na Licenciatura em Pedagogia: recontextualização do currículo em instituições do Rio de Janeiro
Autora: Cristiane Pereira Ferreira. Orientadora: Rosane Moreira Silva de Meirelles
Caracterização do ambiente inflamatório cardíaco e estudo de interações células T/endotélico em camundongos mdx/mdx
Autora: Cynthia Machado Cascabulho. Orientadores: Andrea Henriques Pons e Vinicius Cotta de Almeida
Estudo das Convergências em Pesquisa e Ensino de Ciência e Arte a partir da análise Documental e Metodológica
Autora: Denise Figueira de Oliveira. Orientadoras: Rosane Moreira Silva de Meirelles e Lucia Rodriguez de La Rocque
A percepção de meio ambiente por alunos do EnsinoFundamental com referência na Educação Ambiental Crítica
Autora: Luciana dos Santos Garrido. Orientadora: Rosane Moreira Silva de Meirelles
A facilitação do acesso de alunos com deficiência visual ao ensino superior na área biomédica: pesquisa para o desenvolvimento e avaliação de materiais e métodos aplicáveis ao estudo de disciplinas morfológicas
Autora: Michele Waltz Comarú dos Passos. Orientadora: Claudia Mara Lara Melo Coutinho
2011
Dissertações de Mestrado
Detección de virus Sendai como contaminante en colonias de cría de ratones. Aluna: Andrea Soledad Maiza. Orientador: Vinicius Cotta de Almeida.
Ciência e Arte, Biologia Celular e Interdisciplinade, uma proposta de aprendizagem significativa no Ensino médio. Aluna: Karla Maria Castello Branco da Cunha. Orientadoras: Rosane Moreira Silva de Meirelles e Evelyse dos Santos Lemos.
2010
Dissertação de Mestrado
Animais peçonhentos: proposta de atividade lúdica no ensino de ciências. Aluna: Juliana Meira Diniz. Orientadora: Rosane Moreira Silva de Meirelles.
Desenvolvimento de roteiros de estratégias de ensino fundamentadas em artes em Curso Superior de Tecnologia. Aluna: Lêda Glicério Mendonça. Orientadora: Lucia de La Rocque Rodriguez.
Educação ambiental numa abordagem interdisciplinar a partir da reutilização de embalagens cartonadas Longa Vida. Aluno: Mauro Benetti Mallet. Orientadora: Claudia Mara Lara Melo Coutinho.
Elaboração de uma ferramenta lúdica sobre o tema dengue utilizando linguagem computacional. Aluno: Leandro Layter Xavier. Orientadora: Rosane Moreira Silva de Meirelles
Formação Ética e Experimentação Animal: As Concepções de Discentes e Docentes sobre o uso de Animais em Práticas Didático-científicas. Aluna: Izabel Christina Pitta Pinheiro de Souza Melgaço. Orientadora: Rosane Moreira Silva de Meirelles
2009
Teses de Doutorado
Saberes da área de biologia celular na mídia impressa e na educação formal e avaliação de estratégias de desenvolvimento de jogos durante a formação docente. Aluna: Ana Paula Legey Siqueira. Orientadora: Cláudia Mara Lara Melo Coutinho.
Estudo fenotípico da infiltração inflamatória e do microambiente muscular esquelético e cardíaco na fisiopatologia da lesão de camundongos mdx com distrofia muscular do tipo Duchenne. Aluna: Cristiane Bani Corrêa. Orientadora: Andréa Henriques Pons.
Alegria para a Saúde: a arte da palhaçaria como proposta de tecnologia social para o Sistema Único de Saúde. Aluno: Marcus Vinícius Campos. Orientadora: Tania Cremonini de Araújo Jorge.
Selênio na doença de Chagas: dosagem em modelo experimental de alterações gastrintestinais para aplicação em pesquisa translacional de inovações terapêuticas. Aluna: Mônica de Melo Medeiros. Orientadora: Tania Cremonini de Araújo Jorge.
Dissertações de Mestrado
Ciência e Saúde na Mídia: reflexões sobre as análises de conteúdo e de discursos de noticias e produtos com a palavra DNA. Aluna: Alexandra Mendes Magalhães. Orientadora: Rosane Moreira Silva de Meirelles.
O Docente e o Ensino de Biologia na Perspectiva CTS. Aluna: Irene Motta de Oliveira. Orientadora: Rosane Moreira Silva de Meirelles.
Jogos educativos no Instituto Oswaldo Cruz: levantamento e análise descritiva (1991-2007). Aluno: Thiago Brum Teixeira. Orientadoras: Tania Cremonini de Araújo Jorge e Rosane Moreira Silva de Meirelles.
2008
Tese de Doutorado
Valéria da Silva Trajano. Identificação e análise dos saberes sobre parasitoses no contexto formal e não-formal de Ensino. Aluna: Valéria da Silva Trajano. Orientadores: HS Barbosa e TC Araújo-Jorge.
Dissertação de Mestrado
Caracterização de populações inflamatórias cardíacas e avaliação de interações leucócitos/endotélio na distrofia muscular tipo Duchenne. Aluna: Cynthia Machado Cascabulho. Orientadora: Andréa Henriques Pons.
2007
Teses de Doutorado
Inovação no ensino de biologia celular: desenvolvimento e avaliação de estratégias educativas. Aluna: Tânia da Silveira Cardona. Orientadores: TC. Araujo-Jorge e A. Henriques-Pons.
Expressão de componentes de matriz extracelular durante a infecção experimental de cardiomiócitos pelo Trypanosoma cruzi e sua modulação por TGFb e TNFa. Aluna: Cláudia Magalhães Calvet. Orientadores: TC Araújo-Jorge e Mirian Cláudia Pereira.
Participação da molécula Fas-L na miocardite aguda promovida pela infecção pelo Trypanosoma cruzi: regulação inflamatória celular e evolução da falência cardíaca. Aluno: Gabriel Melo de Oliveira. Orientadores: Andréa Henriques Pons e TC Araújo-Jorge.
Dissertações de Mestrado
Que ambiente é esse? Percepção das condições ambientais do bairro da Maré, Rio de Janeiro, por alunos de um curso comunitário. Orientadores: TC Araújo-Jorge e Frederico Peres.
Participando e apreendendo: elaboração de metodologia para a construção de recurso lúdico com o tema água e saúde. Aluna: Cristiane P. Ferreira. Orientadora: Rosane Meirelles.
Mastócitos na infecção aguda experimental por Trypanosoma cruzi. 2007. Aluno: Marcelo Meuser Batista. Orientador: Andréa Henriques Pons.
2006
Dissertações de Mestrado
Ações educativas para promoção da saúde e da segurança do trabalho em restaurantes comerciais. Aluna: Karina Amendola da Silva Guimarães. Orientadora: Cláudia Mara Lara Melo Coutinho.
Estudo dos conhecimentos de escolares sobre a dengue para a elaboração de estratégias educativas utilizando o lúdico. Aluna: Izabel C.N. Araújo. Orientadora: Rosane Meirelles.
A prevenção à dengue na prática de professores em formação; estratégias de intervenção educativa. Aluna: Vânia L.B. Nunes. Orientadora: Rosane Meirelles.
Oficinas teatrais: estratégias educativas para o diagnóstico de concepções e problemas sobre a prevenção da dengue. Aluna: Denise Figueira de Oliveira. Orientadores: Maurício Luz, Cláudia Coutinho e TC Araújo-Jorge.
Modelos celulares no Ensino em Biologia: ensaio, avaliação e aplicação. Aluno: Leonaldo de Oliveira Costa. Orientadores: Andréa Henriques-Pons e TC Araújo-Jorge.
Desenvolvimento de materiais para educação popular em Dengue: estudo das concepções de estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) em Nova Iguaçu. Aluna: Lúcia Maria Ballester Gil. Orientadores: TC. de Araújo-Jorge e Eduardo N. Stotz.
Ciências em Quadrinhos: Explorando as Potencialidades das Histórias como Materiais Instrucionais. Aluna: Cláudia Rosa Lúcio Kamel. Orientadora: Lúcia Rodriguez de La Rocque.
Biociências, Computaçao e Educação: O cinema de ficção científica como instrumento pedagógico de produção de conexões e questionamentos. Aluna: Cilmar Santos de Castro. Orientador: Lúcia Rodriguez de La Rocque.
Participação de alunos de Ensino Médio em eventos científicos: o caso da Raic/Bienal de pesquisa na Fiocruz. Aluna: Cristiane Nogueira Braga. Orientador: Maurício Roberto Motta Pinto da Luz.
---
Observação: A criação do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos IOC foi ratificada pelo Conselho Deliberativo do Instituto em 2009, após Processo de Recredenciamento dos Laboratórios do IOC. Leia mais sobre o Processo de Recredenciamento dos Laboratórios do Instituto.
Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220
| INTRANET IOC
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360