Fiocruz
no Portal
no OMCC
Fundação Oswaldo Cruz

Estrutura de Funcionamento

 O Observatório de Museus e Centros Culturais é uma estrutura interinstitucional, mantida e coordenada, em parceria, pelas instituições que compõem o conselho deliberativo. O OMCC é composto por um Conselho Deliberativo, uma Coordenação, um Coordenador, um Comitê consultivo, um Comitê técnico científico, uma Equipe técnica, Núcleos regionais, Gerentes de núcleo, Colaboradores e instituições associadas.

Conselho Deliberativo (CD)

Constitui instância deliberativa do OMCC, composta por representantes das Instituições Mantenedoras com direito a um voto por instituição.

Atualmente fazem parte do Conselho Deliberativo:

 

Fundação Oswaldo Cruz: Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz de Brasília, MS.

 

Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio

Histórico e Artístico Nacional, MINC.

 

Museu de Astronomia e Ciências Afins, MCT.

 

Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, MP.

 

Coordenação

Constitui instância executiva composta por profissionais das instituições mantenedoras, membros da equipe técnica e colaboradores.

 

Coordenador

Representante das instituições mantenedoras, escolhido pelo CD, responsável pela gestão do Observatório de Museus e Centros Culturais.

 

Comitê Consultivo

Composto por  representantes de diferentes instituições do setor cultural, educacional, social, público ou privado e por representantes da coordenação do OMCC.  Seus membros serão indicados pela Coordenação e aprovados pelo Conselho Deliberativo para um mandato, de 2 anos, renovável. Deverão participar de pelo menos uma reunião por ano, exercendo função relevante não-remunerada.

 

Comitê Técnico e Científico

É composto por especialistas e pesquisadores das áreas afins ou correlatas as temáticas associadas aos propósitos do Observatório e por representantes da coordenação do OMCC.  Seus membros serão indicados pela Coordenação e aprovados pelo Conselho Deliberativo para um mandato, de 2 anos, renovável, exercendo função relevante não-remunerada.

Equipe técnica

Composta por profissionais, estudantes e especialistas da área, indicados pela coordenação e sob sua responsabilidade, para desenvolver ações de natureza executiva, remuneradas ou não, referentes às pesquisas e atividades do OMCC. 

 

Núcleo regional, estadual ou municipal

Composto por instituição parceira que compartilha a responsabilidade de implantar as atividades do OMCC em outro Estado ou Município brasileiro. São frutos de parcerias voltadas para a implantação das pesquisas do OMCC em outros estados, cidades, regiões. As instituições que compõem o Núcleo regional deverão indicar um Gerente.

Atualmente existem dois núcleos regionais:

Em Minas Gerais – Superintendência estadual de Museus, Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais

Em São Paulo – Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo

 

Colaborador

Profissional de áreas afins às atividades do OMCC que poderá contribuir de forma relevante, não-remunerada, para o desenvolvimento das ações do Observatório.