Fiocruz
no Portal
no OMCC
Fundação Oswaldo Cruz

Contribuição de nossos visitantes


Nesta seção são divulgadas teses, dissertações, monografias e relatórios relativos às pesquisas sobre os museus e sua relação com a sociedade. A proposta é reunir e divulgar um material que geralmente encontra-se disperso em diversos centros de produção acadêmica ou instituições museais.

 

 Contribua você também, enviando as referências de seu texto de pesquisa (dissertação, tese, monografia, relatório) ou sugestões bibliográficas no espaço disponível da seção Fale conosco. Contamos com você!

 


Adolfo Samyn / Universidade Federal do Rio de Janeiro

  • SAMYN, Adolfo. Cerzindo a rede da memória: estudo sobre a construção deidentidades no bairro Maré. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. Trabalho disponível na Internet.Clique  aqui (arquivo .doc) para vizualizá-lo.


Adriana Mortara Almeida / OMCC São Paulo (adrianamortara@ajato.com.br)
  • ALMEIDA, Adriana. "O contexto do visitante na experiência museal: semelhanças e diferenças entre museus de ciência e de arte". História, Ciência e Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 12, p.31-53, 2005. 
  • ALMEIDA, Adriana. "Os visitantes do Museu Paulista: um estudo comparativo com os visitantes da Pinacoteca do Estado e do Museu de Zoologia". Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 12, p. 269-306, 2004.
  • ALMEIDA, Adriana. "Os públicos de museus universitários." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, São Paulo, v. 12, p. 205-217, 2002.
  • ALMEIDA, Adriana. "Estudos de público: a avaliação de exposição como instrumento para compreender um processo de comunicação." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologiada da USP, São Paulo, v. 5, p.325-334, 1995.

 

Ana Cristina Satiro Souza / Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (ana_satiro@hotmail.com)
  • Possibilidade do espaço museológico e expográfico frente a longevidade humana partindo da análise de experiências de sucesso em museus de Londres (pesquisa individual para obtenção detítulo de mestre). Responsável: Ana Cristina Sátiro.

 
CECA-BRASIL Formado pelos membros brasileiros afiliados ao Comitê Internacional para Ação Educativa e Cultural (CECA) do Conselho Internacional de Museus (ICOM).
  • Arquivo com a bibliografia selecionada pelo CECA-Brasil, atualizada até julho de 2007. Trabalho disponível na Internet. Clique aqui (arquivo .doc) para vizualizá-lo.


Leandro Lins Marinho / ENCE
  • MARINHO, Leandro Lins. A estatística em prol da cultura: uma aplicação do modelo de regressão logística em dados de museus fluminenses. Rio de Janeiro: ENCE. Trabalho disponível na Internet. Clique aqui para visualizá-lo.


Luciana Sepúlveda Köptcke / Fiocruz-Brasília (lsk@fiocruz.br)
  • KOPTCKE, Luciana. "Bárbaros, escravos e civilizados: o público dos museus no Brasil", In: Chagas, M., (org.) Museus: antropofagia da memória e do patrimônio, Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n°31. Rio de Janeiro: IPHAN, 2005.p.p.184-205.
  • KOPTCKE, Luciana. "Analisando a dinâmica da Relação Museu-Educação Formal", In: Koptcke, L. S. e Valente, M. E. A., (orgs.) Caderno do Museu da Vida - O formal e o não-formal na dimensão educativa do museu 2001/2002, Rio de Janeiro: Museu da  Vida - Fiocruz. pp.16-25. Trabalho disponível na Internet. Clique aqui para visualizá-lo.
  • KOPTCKE, Luciana. "A parceria educativa: o exemplo francês", In: Koptcke, L. S. e Valente, M. E. A., (orgs.) Caderno do Museu da Vida - O formal e o não-formal na dimensão educativa do museu 2001/2002, Rio de Janeiro, Museu da Vida - Fiocruz, pp. 70-79. Trabalho disponível na Internet. Clique aqui para visualizá-lo.
  • KOPTCKE, Luciana. Os Projetos Museológico e de Educação da Exposição Brasil 50 Mil Anos (Debate) – Questões em torno de um projeto museológico – A exposição Brasil 50 Mil Anos, in: Resumos do Encontro de Profissionais de Museus, MAE – Museu de Arqueologia e Etnologia / Universidade de São Paulo, AMAE – Associação dos Amigos do MAE, STJ – Superior Tribunal de Justiça, São Paulo/Brasília, 2003. p.p.79-83 
  • KOPTCKE, Luciana (org). "O Museu e seus Públicos Negociação e Complexidade" - Encontro Sobre a Pesquisa em Educação, Comunicação e Divulgação Científica em Museus - 2001, Rio de Janeiro: Museu da Vida, Espaço Cultural FINEP, Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2001. 238 p. 
  • KOPTCKE, Luciana; Rangel, M. F. (debatedor) "Coleções Que Foram Museus. Museus Sem Coleções, Afinal que Relações Possíveis?" In: Museu: Instituição de Pesquisa – MAST Colloquia Vol. 7. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2005. p.p. 65-84. 
  • KOPTCKE, Luciana. "Os museus cariocas e seus visitantes: uma análise do perfil dos públicos dos museus do Rio de Janeiro e de Niterói", In: Abreu, R.; Chagas, M. S.; Santos, M. S. (orgs.) Museus, Coleções e Patrimônios: narrativas polifônicas. Rio de Janeiro: Garamond, MinC/IPHAN/DEMU,2007, p.p. 68-94. 
  • KOPTCKE, Luciana. "Interpretação e Mediação nos Jardins Botânicos", In: Anais da XIV Reunião de Jardins Botânicos – As Plantas e o Homem. Rio de Janeiro: Rede Brasileira de Jardins Botânicos, 2006, p.p.115-128. 
  • KOPTCKE, Luciana. "Parceria Museu e Escola como Experiência Social e Espaço de Afirmação do Sujeito", In Gouvêa, G., et al. (org) Educação e Museu – A Construção Social do Caráter Educativo dos Museus de Ciência. Rio deJaneiro: Access, 2003. p.p. 107-128.
  • KOPTCKE, Luciana. "Museu de Artes e Ofícios, Belo Horizonte: afinal, como nascem os museus?" (Entrevista de Pierre Catel). História, Ciências, Saúde: Manguinhos – v.1, n.1. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz, 2005. p.p. 323-338. Trabalho disponível na Internet. Clique aqui para visualizá-lo. 
  • KOPTCKE, Luciana. "Três olhares de além-mar: o museu como espaço de comunicação, educação e divulgação da Ciência" (Entrevista de Michel Van Praet, Jean Davallon e Daniel Jacobi). História, Ciências, Saúde: Manguinhos – v.1, n.1. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz, 2005. p.p. 349-364. Trabalho disponível na Internet. Clique aqui para visualizá-lo. 
 

Luiza Duarte Cardoso / Université Paris III Sorbonne-Nouvelle/IHEA (luiza_duarte@hotmail.com)
  • CARDOSO, Luiza. D. Gestão e Inovação nas Políticas Culturais para Museus: o sistema francês de museus nacionais. Rio de Janeiro: UFRJ/ECO, 2008. (TCC) 
  • CARDOSO, Luiza. D. La Politique Nationale des Musées au Brésil: la nouvelle stratégie culturelle et son processus de communication. Paris: Université Paris II Panthéon-Assas, 2009. (Mestrado)


Marcela Cougo
/ BELOTUR (
marcelacougo@yahoo.com.br)
  • COUGO, Marcela, VIEIRA FLHO, Nelson Quadros. "Potencialidades e Dificuldades para a Utilização de Museus como Recursos Turísticos: um estudo em Belo Horizonte-MG". Reúna. Revista de Economia da UNA. v.12, p.43-54, 2007.
  • COUGO, Marcela, VIEIRA FLHO, Nelson Quadros. "Museums and tourism: the study of the Historical Museum of Belo Horizonte-MG" In: Museología e historia: un campo del conocimiento / ICOFOM ed. Munich: Córdoba, Argentina. Publicado para el COFOM, 2006, p. 188-196.
  • COUGO, Marcela, MAGNABOSCO, F. "Diversidade Museal e Atratividade Turística: uma análise das condições de recebimento deturistas pelos museus de Belo Horizonte/MG". In: X Encontro Nacional de Turismo debase Local, 2007, João Pessoa. Identidade Cultural e Desenvolvimento Local, 2007. 
  • COUGO, Marcela, MURTA, Rachel. S. "O sistema nacional de museus como instrumento para o planejamento doturismo cultural em Belo Horizonte-MG" In: IV Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2007, São Paulo. Turismo e Hospitalidade: configuração do campo científico. São Paulo: Aleph, 2007.


Maria Figueira Mano / Museu da Vida (mano@fiocruz.br):
  • MANO, Sonia. Ambiente virtual como facilitador do diálogo sobre sexualidade entre adolescentes: desenvolvimento e avaliação de um multimídia educativo. Rio de Janeiro: 2008. Xiii p; 187 p.; 34 il. Tese(Doutorado) – Instituto Oswaldo Cruz, Ensino de Biociências e Saúde, 2008. 1.Tecnologia da Educação 2.Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação 3.Educação em Saúde 4.Sexualidade 5.Adolescência  I.Título. Trabalho disponível na Internet.Clique aqui para visualizá-lo. 

Martha Marandino / Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (marmaran@usp.br)
  • Referência bibliográfica completa: O site do GEENF - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação em Ciência possui, entre outras coisas, as produções de pesquisa na áreade educação em museus do grupo.


Sibele Cazelli e Carlos A. Q.Coimbra / Pesquisadores da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins.
  • CAZELLI, Sibele; COIMBRA, Carlos. Avaliação Formal na Educação Não-Formal. Trata da avaliação educacional em contextonão-formal, utilizando como caso concreto um Museu de Ciência. Trabalho disponível na Internet. Clique aqui para visualizá-lo. 


Simona Misan /Museum Cultural Ltda. (museum@museumcultural.com.br)
  • MISAN, Simona. Os Museus Históricos e Pedagógicos do Estado de São Paulo. São Paulo: FFLCH-USP, 2005. Tese (doutorado). 
  • MISAN, Simona. Os museus históricos e pedagógicos do estado de São Paulo. Anais do Museu Paulista: História e cultural material, São Paulo, v. 16, n. 2, jul/dez. 2008. Trabalho disponível na Internet. Clique aqui para visualizá-lo.

Vânia Rocha / Museu da Vida (vrocha@coc.fiocruz.br)
  • ROCHA, Vânia. A contribuição da visita ao Museu da Vida para a formação de concepções sobre saúde e ambiente: uma experiência com jovens do projeto Ciência e Sociedade. Rio de Janeiro; 2008. Mestrado[Dissertação do Programa de Ensino em Biociências e Saúde] - Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz. Trabalho disponível na Internet. Clique aqui para visualizá-lo. 
 

VITAE - Apoio à cultura, educação e promoção social
  • CURY, Marília Xavier (org.). Estudo sobre centros e museus de ciência. 2000. Trabalho disponível na Internet. Clique aqui para vizualizá-lo.

 

Yara Aparecida Garcia Tavares / Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (ytavares@ufpr.br)

  • TAVARES, Yara A. G. et alli. Os sambaquis do município de Paranaguá: Resgatando a arte da preservação do patrimônio histórico no litoral do Paraná.

Resumo: Sambaquis é uma palavra originária em Tupi (tamba, conchas e ki, amontoado) são sítios arqueológicos monticulares distribuídos por toda a costa brasileira, ocupando principalmente regiões lagunares e áreas recortadas por baías e ilhas. No litoral paranaense estão presentes com idade e dimensões variadas, sendo inventariados e sumariamente descritos apenas na segunda metade do século XX sendo grande parte destruída para abastecer a construção civil e poucos resistem na atualidade. Como agravantes deste cenário, a maioria da população litorânea do Estado do Paraná desconhece a importância arqueológica, ambiental e cultural dos sambaquis e é precária a oferta de referências, no Ensino Básico, sobre o reconhecimento destes como parte da história local. O objetivo geral do presente projeto é avaliar as atuais condições das unidades de sambaquis presentes no município de Paranaguá e transmitir à comunidade escolar da Rede Pública de Ensino a importânc! ia do resgate deste Patrimônio Natural, levando ao desenvolvimento de um processo de conservação sustentável dos bens naturais e culturais, bem como o crescimento da identidade regional e da cidadania.

Equipe: Tavares, Y. A. G.; Jabur, S. S.; Rezende , A. L.T.; Onório, P.; Ribeiro, E.; Possiede, T. S.; Santos, A. L.; Santos, O.; Costa, D.V. 

 

Zita Rosane Possamai / Universidade Federal do Rio Grande do Sul (zitapossamai@gmail.com)

    • A pesquisa visa contribuir para o conhecimento da históriada educação no Rio Grande do Sul e na capital Porto Alegre, especificamente abordando a história visual, a partir do estudo das imagens fotográficas, da visualidade urbana expressa nas edificações escolares e não escolares, e do Museu do Estado, no período compreendido entre 1889 e 1940. Busca-se verificar a construção de uma visualidade urbana, ancorada em intenções pedagógicas visando a disseminação de um imaginário ligado ao positivismo e ao método "lição das coisas". Responsável: Zita Rosane Possamai. Equipe: Zita Rosane Possamai e Nanda Sturmer.


    Os links a seguir dão acesso a "Encuesta a públicos de museos 2007 - informe de resultados", publicação do Sistema de Información Cultural - Consejo Nacional parala Cultura y las Artes do México e aos questionários da pesquisa eminglês e espanhol:

     

     

    Não deixe de verificar também as publicações do Observatório e a seção que reúne referências de trabalhos acadêmicos sobre museus e sociedade.