Fiocruz
no Portal
no OMCC
Fundação Oswaldo Cruz

Produção Acadêmica Sobre Museus


Projeto “Produção Acadêmica sobre os Museus”

Pesquisador: Marcus Caixeta (Equipe do OMCC – Fiocruz Brasília)

Orientadora: Luciana Sepúlveda Köptcke (Coordenadora do OMCC –Fiocruz Brasília)

 

Objetivos

A pesquisa,iniciada em 2008, visa identificar as instituições e os programas depós-graduação no Brasil que produzem monografias, dissertações demestrado e teses de doutorado sobre museus. Além de permitir umaavaliação da dinâmica da produção acadêmica referente a essasinstituições, a pesquisa identifica as áreas do conhecimento onde aprodução é mais freqüente, os temas e as abordagens prevalecentes emdado período, a natureza da instituição produtora e sua localização.

A pesquisa nãose pretende exaustiva e toma como universo de estudo dados que constamnas bibliotecas virtuais. Além das bases já examinadas (BDTD e Minerva- UFRJ), pretende-se incluir outras bases posteriormente e, na medidado possível, aquelas que registrem também monografias da pós-graduaçãolato senso. A pesquisa de cada base discriminada será renovadaanualmente.   

 

Universode busca

Até o momento,a busca foi feita na BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações),do IBICT; e na Base Minerva da UFRJ. Na primeira, foram elencadas tantodissertações de mestrado quanto teses de doutorado em que aparecia, emqualquer campo, a palavra “museu”. Na segunda, foram feitas buscasseparadas por dissertações de mestrado e teses de doutorado. Em ambosos casos, a busca foi feita com as palavras “museu” e “museus”. No quese refere às dissertações de mestrado, visto o elevado número dedissertações produzidas pelo Museu Nacional da UFRJ, optou-se poraplicar um filtro visando identificar apenas trabalhos que têm aquestão dos museus como assunto. No caso das teses, se considerou tantoos trabalhos cujo assunto era a temática museológica quanto ostrabalhos produzidos por museus, no caso específico o Museu Nacional.

  

Metodologia

           A forma de escolha das bases a serem pesquisadas, uma vezque não se pretende fazer uma busca exaustiva, segue os seguintescritérios:

  • Instituições universitárias e centros de pesquisa com tradição em estudo sobre museus
  • Representaçãoregional e nacional
  • Bases maisfrequentemente atualizadas (em que a produção é maior)

           Um limitador da pesquisa, obviamente, é a disponibilidade desses dados nas bibliotecas virtuais. Em muitas vezes, o acessoespecífico às teses e dissertações é trabalhoso, sendo necessárioefetuar numerosas buscas dentro do site.

          Periodicidade: O acompanhamento de novas inserções nas bases identificadas será anual.O estudo da agilidade de atualização das bases consultadas apósdecorridos os primeiros doze meses de pesquisa apontará aquelas commaior potencial para posterior acompanhamento.

 

2008: Bases consultadas

BDTD (interessante por congregar trabalhos de bases de todo o país)

UFRJ (produçãosignificativa, destacando-se o Museu Nacional)

 

Primeira Leitura dos Dados

A tabela feitaa partir da BDTD reúne 177 trabalhos, de 1977 a2007.A grande maioria deles (119) concentra-seno estado de São Paulo, seguido por Rio de Janeiro (22) e Rio Grande doSul (8). 137 trabalhos foram produzidos em universidades e 38 emmuseus, basicamente o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. O anoque concentra a maior produção é 2006, com 44 trabalhos.

A tabela feitaa partir da Base Minerva da UFRJ reúne 309 trabalhos, de 1977 a2007. São 276 teses de doutorado, a grande maioria delas defendidas noMuseu Nacional (261) sobre assuntos que não tocam a temáticamuseológica – basicamente zoologia, botânica e antropologia –, e 11cujo assunto são os museus. São 33 dissertações de mestrado, sendoessas últimas apenas os trabalhos cujo assunto é o “museu”, dentre osquais somente 5 foram defendidos no Museu Nacional. O ano que concentraa maior produção de teses é 2006 (39 trabalhos), seguido por 2005 e2004, ambos com 26.  

 

Cronograma físico 2009-2010:

  • Fundação Joaquim Nabuco
  • UFBA
  • USP
  • UFMG
  • Unirio
  • UFSC e/ou UFRGS
  • UnB
  • InstitutoPereira Passos
  • Casa de RuiBarbosa

Os primeiros resultados da pesquisa "Produção Acadêmica sobre Museus" podem ser vistos na na seção Estante Virtual deste site.