Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Rádio Sociedade

Entrando em sintonia

Rádio é o jornal de quem não sabe ler;
é o mestre de quem não pode ir à escola;
[...] o guia dos sãos, desde que realizado
com espírito altruísta e elevado.
E. ROQUETTE-PINTO

Dois anos depois da primeira rádio ter entrado no ar, nos Estados Unidos, ocorreu a primeira transmissão oficial no Brasil: os visitantes da Exposição Internacional do Centenário da Independência, em 1922, ouviram nos alto-falantes o discurso do presidente Epitácio Pessoa irradiado desde uma estação experimental instalada no Corcovado.

Em abril de 1923, nasceu a primeira rádio brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (hoje, Rádio MEC). Não foi fundada pelo governo ou por alguma empresa privada, mas, sim, por um movimento de cientistas e intelectuais do Rio de Janeiro, dentro dos salões da jovem Academia Brasileira de Ciências (ABC).

A rádio se propunha a educar e divulgar ciência e cultura. Era mantida por associação voluntária que congregava um grande número de pessoas –por isso trazia o 'Sociedade' no nome, assim como outras vieram a se chamar 'Radio Club'. Tinha como presidente Henrique Morize e, como secretário-geral, Edgard Roquette-Pinto – ambos também, na ocasião, à frente da ABC.

Sendo um dos maiores defensores da radiodifusão educativa no Brasil, Roquette publicou vários artigos sobre o assunto em revistas e jornais. Colocou a mão na massa e seu ‘vozeirão’ freqüentou os receptores dos ouvintes. Ele foi o nosso primeiro speaker.


Sobre Henrique Morize:
http://www.abc.org.br/historia/henrique_morize.html

CAMPUS Sede: Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro CEP: 21.045-900 Tel.:(0xx21)2598-4242 | Veja a localização dos outros CAMPI da FIOCRUZ
Copyright © Fundação Oswaldo Cruz - Ministério da Saúde - 2004. É permitida reprodução parcial deste sítio, desde que citada a fonte