Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Rádio Sociedade

Como eram os anúncios?

Os anunciantes da Rádio Sociedade vinham dos mais diversos ramos, como indica esta lista datada de 1927, com os anúncios obtidos por intermédio de um agente a serviço da emissora: bancos, imobiliárias, joalherias, lojas de material de construção etc.

Há no acervo da RS várias cartas de anunciantes que reproduzem os textos dos reclames lidos no ar. Esses documentos ajudam a entender como era a publicidade da época.

"Para que se tenha uma idéia precisa das novas conquistas da sciencia e das artes em todo o mundo, é preciso ler sempre o grande magazine mensal Leitura para Todos", recomendava o anúncio de uma das publicações do grupo O Malho.

"Dizem que em sua casa há baratas... Acabe com ellas usando o Baratol", garantia o anúncio de um dos produtos do Laboratório Urolithico.

Já a Fundição Indígena era apresentada como "a secular fábrica que honra a indústria brasileira por suas patrióticas iniciativas de progresso".

Caso curioso é o dos anúncios do achocolatado Toddy, que louvavam as virtudes nutritivas do produto. A propaganda recorria com freqüência ao argumento de autoridade da ciência para promover os atributos da marca: "Toddy é um alimento scientifico creado expressamente para a alimentação humana", afirmava esse reclame veiculado em 1934.

Neste outro anúncio, o depoimento de um médico relatava que sua mulher havia se curado de uma colite apenas consumindo o achocolatado.

CAMPUS Sede: Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro CEP: 21.045-900 Tel.:(0xx21)2598-4242 | Veja a localização dos outros CAMPI da FIOCRUZ
Copyright © Fundação Oswaldo Cruz - Ministério da Saúde - 2004. É permitida reprodução parcial deste sítio, desde que citada a fonte