Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Rádio Sociedade

Regulamentação e controle estatal

A transmissão e recepção de ondas de rádio foram rigidamente controladas pelo governo desde o início. Para funcionar, a RS precisava de uma licença oficial emitida pela Repartição Oficial dos Telégrafos.

A necessidade de licença se aplicava também aos aparelhos receptores. Os aparelhos tinham que ser registrados e o ouvinte precisava pagar um imposto sobre a radiotelefonia. Os donos de rádios tinham que pagar uma taxa de 5 mil réis para o registro do aparelho, além de 20 mil réis anuais de imposto, como indica este documento da Repartição Geral dos Telégrafos.

O controle estatal estendia-se também ao conteúdo dos programas irradiados. Um telegrama de maio de 1934 do Departamento dos Correios e Telégrafos anuncia o início da transmissão do "programa oficial" – um possível antecedente da Voz do Brasil, que seria criada no ano seguinte.

CAMPUS Sede: Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro CEP: 21.045-900 Tel.:(0xx21)2598-4242 | Veja a localização dos outros CAMPI da FIOCRUZ
Copyright © Fundação Oswaldo Cruz - Ministério da Saúde - 2004. É permitida reprodução parcial deste sítio, desde que citada a fonte