Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

Ciência Hoje

Revista mensal de divulgação científica lançada em 1982, na 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Campinas.

Apesar de ter sido idealizada quase três anos antes de seu lançamento, foi somente com o apoio do CNPq e da Finep que obteve os recursos financeiros e a estrutura necessária para ser implementada.

Seus primeiros editores foram os biólogos Darcy Fountoura e Roberto Lent e os físicos Alberto Passos Guimarães e Ennio Candotti. Nesse grupo de editores, o lema era: “se um editor de física não entendesse o artigo de biologia, então alguma coisa estava errada". Esse rigor garantiria uma linguagem simples e acessível para a revista.

Seis meses após seu lançamento, a Ciência Hoje já tinha cerca de quatro mil assinantes. Dois anos depois, a tiragem chegou a 55 mil exemplares. Esse sucesso dos primeiros anos resultou na criação de outras publicações dentro do mesmo projeto, como o Informe, a Ciência Hoje das Crianças, Ciencia Hoy, Ciência Hoje na Escola e Ciência Hoje On-line.

Ligada inicialmente à SBPC, a revista integra, hoje, o Instituto Ciência Hoje, Organização Social de Interesse Público criada em 2003 para administrar as publicações da marca Ciência Hoje com maior autonomia e flexibilidade.

Atualmente, a tiragem da revista é de 15 mil exemplares, vendidos por assinatura e em algumas bancas do país.

Site: http://www.ciencia.org.br

Fontes:

COSTA et al. “Ciência Hoje faz 10 anos”. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, vol.14, n.82, 1992.

GUIMARÃES FILHO, Alberto Passos. “A pré-história hoje”. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, vol.14, n.82, 1992.


Versão para impressão: