Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

A Illustração Brasileira

O jornal A Illustração Brasileira, publicado pela editora O Malho no início do século 20 (entre 1909 e 1912), circulou em âmbito nacional, tendo como maior parte de seu conteúdo documentos gráficos – fotografias, imagens, ilustrações, gravuras. As abordagens eram as mais variadas, tratando de ocorrências nacionais e estrangeiras, com exceção de temas relacionados à política.

As matérias publicadas na Illustração Brasileira faziam referência à literatura (a vida e a obra de grandes escritores e poetas), arte e ciência (exposições, peças de teatro, invenções), vida social carioca (matrimônios, locais de lazer), esporte, saúde e beleza (com foco nos últimos lançamentos da moda parisiense), além de oferecer outras opções de entretenimento nas seções de jogos, charadas e caricaturas. A publicação contemplava, ainda, publicidades diversas, que variavam da propaganda de armazéns e mercados à venda de apólices.

O primeiro número do jornal, de 1º de junho de 1909, abordou, entre outros assuntos, o programa da nova esquadra brasileira, as obras do porto do Rio de Janeiro e o triunfo de Santos-Dumont com a criação de seu novo aeroplano. O editorial da edição de estréia, assinado pelo escritor Medeiros e Albuquerque, apresenta que, “em hipótese alguma”, o jornal se envolveria com política: “Passara atravez de grupos e partidos, absolutamente alheio as suas lutas, sem prevenções nem predileções.”

O material está disponível gratuitamente no site <www.dominiopublico.gov.br>.


Versão para impressão: