Tese (Doutorado) - 1993
Autor: Alberto Gaspar
Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo
Resumo
O autor apresenta uma proposta de conceituação para um determinado tipo de museu ou centro de ciências a partir de uma discussão sobre educação formal, não-formal, informal e do conceito de alfabetização em ciências e, a seguir, uma revisão geral das diversas pesquisas realizadas nessa área, a partir das quais pretendemos encontrar subsídios para seu trabalho. Apresenta proposta de adotar, como referencial teórico para a aprendizagem nestas instituições, a teoria de Vygotsky acrescida da contribuição de trabalhos mais recentes de alguns de seus seguidores. Finalmente apresenta o relato de seu trabalho e pesquisas no centro de ciências que dirige a luz das idéias até então expostas e, como conclusão, a seguir, uma antevisão de um museu ou centro de ciências que orientasse seu projeto e suas atividades em consonância com os pressupostos apresentados.
Clique aqui para baixar o arquivo completo em PDF.
Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro CEP: 21.045-900 - nestudos@fiocruz.br
Realização: Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Universidade Federal de Minas Gerais.
Apoio: CNPq