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Fundação Oswaldo Cruz

A Divulgação Científica em Ciência Hoje: Características discursivo-textuais

Tese (Doutorado) – 2000

Autor: Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes

Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Este estudo teve como objetivo central identificar características dos textos de divulgação científica (DC) publicados na revista Ciência Hoje (CH), apontando as diferenças e semelhanças de estruturas textuais e estratégias discursivas entre os textos produzidos por jornalistas e os produzidos por cientistas. Para desenvolvê-lo, trabalhamos a partir de um universo constituído por trinta e oito edições de CH, publicadas entre janeiro de 1994 e dezembro de 1997, das quais foram escolhidos 24 textos, sendo 12 de autores pesquisadores e 12 de autores jornalistas. Partindo a posição de que textos são eventos realizados em comunidades de práticas – conjuntos de pessoas engajadas em torno de atividades que tenham objetivos comuns –, nossa atenção se voltou para dois diferentes eventos presentes em CH: os Artigos de Divulgação Científica (ADC), que se realizam na comunidade de cientistas e as Matérias de Divulgação Científica (MDC), realizadas na comunidade de jornalistas. Devido à abrangência das questões aqui tratadas, utilizamos um recorte teórico muito amplo. Buscamos apoio na Sociolingüística, na Lingüística de Texto, na Análise do Discurso e, também, em estudos que tratam da DC, na perspectiva da Comunicação. Em nossa análise, verificamos que: 1) na revista CH há pelo menos duas estratégias textuais-discursivas de divulgação científica: (a) a dos autores pesquisadores e (b) a dos autores jornalistas; 2) os textos de divulgação científica produzidos por autores pesquisadores tendem a reproduzir a superestrutura dos textos científicos; 3) os autores pesquisadores utilizam muitos termos técnico-científicos e nem sempre se preocupam em torná-los compreensíveis ao leitor não-especialista; 4) os autores jornalistas tendem a utilizar estratégias textuais-discursivas para a facilitar a compreensão e envolver o leitor não-especialista; 5) nos textos de divulgação científica, autores pesquisadores priorizam o valor argumentativo das citações, ao passo que os autores jornalistas utilizam citações de especialistas como argumento de autoridade; 6) a função da metáfora nas MDC é essencialmente ornamental e nos ADC, explicativa.

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