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Fundação Oswaldo Cruz

Do texto ao hipertexto: Argumentação e legibilidade de revista de divulgação científica

Tese (Doutorado) - 2002

Autor: Monica Gonçalves Macedo

Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

Resumo

Este trabalho faz um exame das perspectivas atuais da divulgação científica em um contexto de utilização das tecnologias hipermídia. Estudamos os efeitos da tecnologia sobre os processos tradicionais de escrita e leitura da divulgação. Para isso, selecionamos um conjunto de matérias, e seus hipertextos correspondentes, de seis revistas de divulgação científica (Scientific American, La Recherche, Superinteressante, Galileu, Sciences et Avenir, New Scientist). Analisamos a argumentação dos textos e as condições de legibilidade dos hipertextos. Fizemos também um estudo experimental de leitura de uma matéria em versão impressa e on line (hipertexto). Os resultados mostram que as condições de legibilidade dos hipertextos não são boas (ou seja, não levam em conta as recomendações oriundas de pesquisas em ergonomia da hipermídia) e que a apresentação em hipertexto pode induzir mudanças de argumentação nas matérias. Além disso, o estudo experimental mostrou efeitos significativos de redução da compreensão e de aumento de carga cognitiva para o hipertexto, independentemente da satisfação dos usuários, que, no conjunto, foi elevada. Como conclusão, sustentamos que o efeito da tecnologia sobre a argumentação e a legibilidade das matérias de divulgação científica, no estado atual da arte, é negativo. Entretanto, é possível produzir hipertextos mais legíveis, sob a condição de que se considerem as recomendações da pesquisa científica sobre o tema. É preciso, então, desenvolver os conhecimentos científicos sobre as relações entre a forma de apresentação e a argumentação (retórica) nos diferentes suportes.


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