Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

Em todos os lares, o conforto moral da ciência e da arte: a Revista Nacional de Educação e a divulgação científica no Brasil (1932-34)

Artigo

Autor:  Regina Horta Duarte

Resumo

A Revista Nacional de Educação foi editada, entre 1932 e 1934, pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro, sob os auspícios do Ministério da Educação e Saúde Pública e direção de Roquette-Pinto. Seu objetivo principal era a veiculação de conteúdos de ciência, história e arte para um público mais amplo das várias regiões do Brasil. Os artigos são escritos por intelectuais da época, muitos deles atuantes cientistas do Museu Nacional, além de traduções de trechos de alguns viajantes. Cada um de seus números era impresso com custos reduzidos e em expressiva tiragem. Apresentando-se como iniciativa de uma República renovada, parte de uma estratégia mais ampla de inaugurar novas relações entre o governo e uma população a ser educada, a revista se autodefiniu como "um marco espiritual da nacionalidade", sintonizada ao ideal de um Estado cuja ação pedagógica constituísse um povo e uma nação.

Clique aqui para baixar o arquivo completo em PDF.

Referência:

DUARTE, Regina Horta. Em todos os lares, o conforto moral da ciência e da arte: a Revista Nacional de Educação e a divulgação científica no Brasil (1932-34). História, Ciências, Saúde – Manguinhos, vol.11, n.1, 2004.

 


Versão para impressão: