Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

Fogo sobre terra

A novela "Fogo sobre terra", escrita por Janete Clair e levada ao ar entre 1974 e 1975 na Rede Globo, enfocou questões socioambientais, ao abordar o processo de construção de uma represa, que inundaria a fictícia cidade de Divinéia, às margens do Rio Jurapori, no sertão de Mato Grosso.

A trama girava em torno da rivalidade de dois irmãos – Pedro (Juca de Oliveira) e Diogo (Jardel Filho) – separados na infância. Diogo era engenheiro da empresa Heitor Gonzaga, responsável pela construção da represa, e Pedro se opunha à obra e à realocação dos habitantes de Divinéia em outra cidade, mesmo que fossem beneficiados com a irrigação do solo proporcionada pela barragem, como prometia a empresa construtora.

Escrita em plena ditadura militar, a novela sofreu vários cortes feitos pela censura. Um deles foi quando Pedro mobiliza os cidadãos da cidade para evitar a demolição de Divinéia. No roteiro original, os moradores pegariam em armas para defender suas casas, mas a censura encarou o trecho como um incentivo à guerrilha.

No final da novela, a construtora vence e Divinéia é submersa pelas águas do Rio Jurapori. A trama teve direção de Walter Avancini.

Fonte:

CENTRAL GLOBO DE COMUNICAÇÃO. “Fogo sobre terra”. In: Memória Globo. Disponível em: <http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-229967,00.html>. Acesso em 18 fev.2009.


Versão para impressão: