Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

Zazá

História e ficção se misturam na trama de “Zazá”, cuja protagonista, que dá nome à novela, é supostamente filha de Santos Dumont, pioneiro da aviação. A história começa em Paris, em 1994, quando Zazá (Fernanda Montenegro) sobrevoa a Torre Eiffel numa réplica do 14 Bis, avião criado por Dumont. Nesse momento, a milionária excêntrica tem uma idéia para ajudar seus sete filhos: encontrar um anjo da guarda para cada um deles.

Durante a trama, mantém-se a dúvida se Zazá é realmente filha de Santos Dumont ou se tudo não passa de uma invenção sua. A aviadora tenta provar sua sanidade mental, ao mesmo tempo em que tenta concretizar um grande sonho: tirar do papel o projeto de um avião atômico, o BR-15.

Além de explorar aspectos da vida do aviador brasileiro, a novela “Zazá” foi uma das primeiras teledramaturgias do país a ter um personagem soro positivo. Era Jacqueline (Adriana Londoño), que se casa com Solano (Alexandre Borges), um dos filhos de Zazá. Juntos, eles lutam contra a doença e o preconceito que a cerca e a relação dos dois será o pano de fundo para a trama abordar formas de prevenção e de tratamento da doença.

A novela, que esteve no ar na Rede Globo entre 1997 e 1998, foi escrita por Lauro César Muniz, sob direção geral de Jorge Fernando.

Fonte:

CENTRAL GLOBO DE COMUNICAÇÃO. “Zazá”. In: Memória Globo. Disponível em: <http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-232102,00.html>. Acesso em 18 fev. 2009.


Versão para impressão: