Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

Coração de estudante

O ambiente universitário, aliado a questões de preservação ambiental, foi retratado na novela “Coração de estudante”, levado ao ar pela Rede Globo em 2002. O professor de biologia Edu (Fábio Assunção) se muda com seu filho Lipe (Pedro Malta) para a cidade fictícia de Nova Aliança, em Minas Gerais, em busca de qualidade de vida.

Grande defensor da ecologia e das leis de proteção do ambiente, Edu se opõe ao ganancioso fazendeiro João Mourão (Cláudio Marzo) em defesa de um espaço de mata virgem que, há seis anos, era alvo da justiça para virar área de preservação ambiental.

Vários protagonistas da trama são professores ou funcionários da fictícia Universidade Estadual de Nova Aliança, como Leandro Junqueira (Marcello Antony), coordenador do curso de agronomia, o reitor Ronaldo Rosa (Leonardo Villar) e a professora e advogada Clara (Helena Ranaldi), responsável pelo escritório modelo do curso de direito.

Além da discussão ambiental, a novela abordou a síndrome de Down, com o ator Luiz Felipe Badin, portador da síndrome e que luta com o preconceito ao longo da trama. O personagem Amelinha (Adriana Esteves) também dá à luz uma criança com Down e aprende a lidar com a doença. Segundo a Rede Globo, a novela desencadeou uma campanha para que empresários investissem na contratação de portadores da síndrome.

O alcoolismo e a dependência química também foram tratados a partir da história de Mariana (Carolina Kasting). Mãe de Lipe, ela foi impossibilitada de cuidar do filho por conta do envolvimento com drogas.

“Coração de estudante” foi escrita por Emanuel Jacobina, com direção geral de Ricardo Waddington e Rogério Gomes.

Fonte:

CENTRAL GLOBO DE COMUNICAÇÃO. “Coração de estudante”. In: Memória Globo. Disponível em: <http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-230089,00.html>. Acesso em 19 fev. 2009.


Versão para impressão: