Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

Chamas da vida

A novela "Chamas da vida", da Rede Record, trata do cotidiano de uma corporação de bombeiros e do encontro entre dois personagens de "mundos diferentes": um soldado da Baixada Fluminense, Pedro (Leonardo Brício), e a produtora Carolina (Juliana Silveira), moradora da Urca, na zona sul do Rio de Janeiro.

A trama envolve ação, humor e romance, mas também trata de um drama pessoal. Guilherme (Roger Gobeth), um jovem bombeiro, descobre ao longo da novela que é soropositivo e que contraiu o vírus HIV numa relação sexual sem preservativo.

Após retratar o desespero do personagem ao receber o diagnóstico, a novela busca enfocar o dia-a-dia de uma pessoa com HIV. Em entrevista à revista Quem, de 14 de janeiro de 2009, a autora Cristianne Fridman revelou que uma de suas preocupações era mostrar a possibilidade de se viver e conviver bem com um soropositivo.

Por isso, Guilherme reataria com a namorada Michelle (Luiza Curvo) – com quem havia rompido no momento em que soube que portava o vírus – e os dois teriam que enfrentar juntos a doença e o receio da contaminação, já que Michelle não tinha a doença.

No entanto, a novela chama a atenção para a necessidade do uso de preservativos nas relações sexuais. Questões sobre sintomas, formas de contágio e tratamento da Aids são abordadas pelos personagens, assim como aspectos sociais, envolvendo o preconceito que ronda a doença.

Fonte:

PEREIRA, Jonathan. “Cristianne Fridman reúne temas polêmicos em ‘Chamas da Vida’”. In: Quem – NOTÍCIAS. Disponível em: <http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI21326-9531,00-CRISTIANNE+FRIDMAN+REUNE+TEMAS+POLEMICOS+EM+CHAMAS+DA+VIDA.html>. Acesso em 19 fev. 2009.

REDE RECORD. “Chamas da Vida”. In: Rede Record. Disponível em: <http://www.rederecord.com.br/frameset.asp?prog=128>. Acesso em 19 fev. 2009.


Versão para impressão: