Dissertação (Mestrado) - 2005
Autor: Andréia Alves Ferreira
Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidade Física e Química IF/FE/IQ, Universidade de São Paulo
Resumo
Esta pesquisa consiste na elaboração e aplicação de um curso de Física das Radiações, com ênfase em suas aplicações, para alunos jovens e adultos. Como gostaríamos que o curso elaborado fosse de fato significativo para os alunos, fizemos um levantamento da cultura primeira dos alunos sobre radiação. Acreditamos que partir dos conhecimentos que os alunos já tinham sobre radiações, torne nosso curso mais eficiente e atraente. Com este levantamento em mãos pudemos escolher textos que trabalham o conceito de radiação e que ajudam a sanar as dificuldades e pré-conceitos encontrados nos alunos a respeito de radiação. Usamos revistas de divulgação científica como textos bases do curso elaborado, pois acreditamos que a familiaridade dos alunos com este tipo de leitura contribua para a formação de pessoas curiosas, que se vejam incompletas quanto ao conhecimento e que busquem este nos mais diversos veículos de comunicação. Após aplicado o curso, fizemos um pós-teste onde trabalhávamos questões parecidas com as do levantamento inicial. Os resultados obtidos no pós-teste nos serviram como um medidor da eficiência do curso elaborado.
Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro CEP: 21.045-900 - nestudos@fiocruz.br
Realização: Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Universidade Federal de Minas Gerais.
Apoio: CNPq