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Fundação Oswaldo Cruz

Educação não-formal e a prevenção da esquistossomose: A exposição de malacologia do Museu Arqueológico de Central, Bahia

Dissertação (Mestrado) - 2007

Autor: Andreia Alves Soares

Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz

Resumo

Este trabalho faz parte de um estudo mais amplo, o Projeto Central, o qual vem sendo desenvolvido desde 1982 pela equipe do Setor de Arqueologia/MN, na Região Arqueológica de Central, Bahia. Esta região tem apresentado resultados encorajadores para o avanço de pesquisas, sendo desenvolvidos estudos pré-históricos e históricos através de evidências arqueológicas, como pinturas rupestres, artefatos, animais pleistocênicos etc, em abrigos, grutas, tanques e lajeados. Durante os anos de 2004 e 2005, várias amostras de moluscos límnicos sub-recentes e recentes foram obtidas, dentre elas Biomphalaria aff. glabrata e Biomphalaria straminea, vetores da esquistossomose no Brasil. Das parasitoses transmitidas por caramujos, a esquistossomose é a mais importante em termos de saúde pública. Seja considerando o número de casos novos ou o de regiões até há pouco indenes, a expansão dessa parasitose no país vem sendo largamente citada na literatura, sendo a Bahia, um dos estados que apresenta maior área de transmissão da esquistossomose, incluindo regiões de alta endemicidade. Com base nesses pressupostos, foi proposto um estudo com o objetivo de desenvolver uma estratégia de educação não-formal, para divulgar o conhecimento sobre malacologia e a prevenção da esquistossomose voltada à realidade sócio-ambiental de professores e alunos, através de uma exposição didática, implantada no Museu Arqueológico de Central. Esta proposta de divulgação deve-se ao fato desse museu ser um meio de divulgação científica utilizado pela equipe do Projeto Central e ainda pela sua localização, junto a uma feira regional semanal, oferecendo condições de visitação para as pessoas de pequenos povoados, que só se deslocam para a cidade no dia da feira. Após a análise da visitação pode-se perceber um aumento do conhecimento tanto de alunos quanto de professores em relação aos temas tratados. Os resultados dessa estratégia mostraram a relevância do objetivo do presente estudo, tanto para aproximar a comunidade de alunos e professores com o espaço institucional, o museu, como para levar um conhecimento que pode atuar dentro de uma visão de Promoção da Saúde. Nessa localidade, a exposição didática teve um impacto importante e constituiu, portanto, uma estratégia eficaz.


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